Revista Encontro

None

Prepare-se também!

João Paulo Martins
None - Foto: Geraldo Goulart e Eugênio Gurgel

Quer levar uma vida saudável? Nada melhor que caminhar ou correr para ajustar a saúde ao ritmo frenético de uma grande cidade. Nos dias 21 e 22 de maio, as atletas mineiras poderão colocar em prática os treinamentos, com a terceira edição da Corrida Encontro Delas/Circuito Molico, na Lagoa Seca, no bairro do Belvedere. Além da corrida no domingo (22), as mulheres terão à disposição no sábado (21) um day care, ou seja, um dia inteiro dedicado a elas, com massagens, relaxamento, dicas de profissionais, loja de material esportivo. As duas primeiras edições da corrida, realizadas em 2010 (a primeira em maio, a segunda em dezembro), reuniram milhares de participantes e transformaram a Lagoa Seca em agradável espaço dedicado à corrida.

Mas antes de colocar os tênis e começar a correr, é preciso levar em conta alguns pontos, como forma de prevenir possíveis problemas físicos. Primeiramente, dizem os especialistas, deve-se conhecer bem o percurso e treinar muito antes, mesmo que não seja no próprio local do evento. A professora Kátia Lemos, do curso de Educação Física da UFMG, explica que simular o trajeto da prova é importante, já que os desníveis do terreno podem provocar problemas musculares e de articulação. “Correr num trajeto cheio de subidas e descidas é muito diferente da pista da lagoa da Pampulha, por exemplo, que é plana”, diz.

Além disso, ela lembra um detalhe que muitas mulheres se esquecem de levar em conta antes da prática esportiva: o período menstrual. Nessa época, o corpo pode sofrer mudanças devido ao próprio hormônio ou por remédios que a mulher ingere.

Com isso, antes de praticar a atividade física é preciso saber se a saúde está perfeita para aguentar todo o percurso da corrida ou caminhada.

 

No Day Care, na véspera da corrida, um dia inteiro dedicado a elas, com massagens, relaxamento, dicas de profissionais


 

Como a Encontro Delas/Circuito Molico é semestral, as mulheres interessadas em participar têm tempo de se preparar. Mas, antes de começar a correr, é preciso procurar orientação de um profissional de educação física e fazer exames complementares, como eletrocardiograma e de sangue, para que seja feita  uma programação de exercícios específica para cada pessoa.

Os exames também servirão para saber a condição de saúde da possível atleta. “A orientação de um profissional servirá para que a pessoa atinja um objetivo, que não pode ser nem fácil nem impossível”, explica Volnei Ferreira Prado, coordenador técnico da HF Treinamento Esportivo. Prado é treinador das atletas Adriana Cristina Silva e Camila Aparecida dos Santos, as duas primeiras colocadas gerais da 2ª Encontro Delas. Adriana, aliás, venceu também a primeira edição. Ele orienta as pessoas que têm interesse em começar a praticar a corrida a seguir uma rotina de treinamentos, já que o mais importante não é ganhar, e sim conquistar uma vitória pessoal, que pode ser, por exemplo, deixar de caminhar os seis quilômetros do circuito para correr até a linha de chegada.

Dicas para você se preparar para a corrida ou para a caminhada

– Dormir bem na noite anterior à prova

– No dia anterior, deve-se fazer refeições leves e saudáveis. No dia do evento, é preciso tomar um bom café da manhã, rico em frutas, e evitar comidas pesadas

– Lembrar de se hidratar durante a prova

– Usar roupas leves que facilitem a mobilidade e tecidos que permitam a respiração da pele

– Escolher tênis adequados e calçar meias, para que os pés não fiquem úmidos e atrapalhem a articulação dos calcanhares

– Usar o cabelo preso e, se possível, boné ou viseira, para se proteger do sol

– Não usar joias, relógios ou acessórios metálicos ou pesados


Fonte: Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais



Conheça o percurso da Corrida Encontro Delas - Circuito Molico www.encontrodelas.com.br





 

.