Rede Audi vai crescer
Com o lançamento em maio do A1, Paulo Kakinoff, presidente da Audi Brasil, quer dar à marca alemã o fôlego que tinha na época em que o A3 era produzido no Paraná, ou ainda mais. Para atender a essa expectativa de crescimento e manter o bom atendimento, ele projeta crescimento de 25% ao ano de sua rede de concessionárias nos próximos três ou quatro anos. A Audi tem hoje no Brasil 22 pontos de venda e assistência; a meta é atingir 40 até 2013. Para Belo Horizonte, Kakinoff disse que, em breve, a cidade terá mais uma revendedora, também sob o comando do grupo Carbel.
Fera compacta
O Audi A1 chega para brigar no segmento dos compactos premium, principalmente com o Mini. Seu preço, a partir de R$ 89 mil, bate de frente com o concorrente BMW. O motor é 1.4 Turbo FSI de 122 cv e câmbio S tronic de sete velocidades. É um minifoguete com ótima estabilidade e dirigibilidade. Promete agradar.
Integração criativa
Criatividade é o que não falta ao entusiasmado Kakinoff. Após o lançamento do A1, a Audi coloca em prática seu plano de integração e conhecimento da equipe no Brasil. Já a partir deste mês, funcionários de todos os níveis hierárquicos vão “estagiar” por uma semana nas revendedoras da marca no país. Nesse período, irão atuar como se fossem vendedores. A ideia é fazer com que conheçam de perto as atividades de varejo da marca e vivam o dia a dia de um vendedor Audi.
Smart em alta
A Minasmáquinas acaba de ser nomeada (agora oficialmente) revendedor e assistência técnica autorizada em Minas do fabricante do subcompacto Smart. Agora são oito pontos de venda no país. Em três anos de presença no Brasil, a Smart mostra crescimento em vendas. Foram 1056 unidades em 2009, 2.521 em 2010 e 2.849 só nos quatro primeiros meses deste ano. Como argumento de defesa do mini de dois lugares, a Daimler cita dados de pesquisa realizada pela CET, a companhia de trânsito de São Paulo. Da frota circulante de 7 milhões de veículos da cidade, 92,6% dos carros rodam com no máximo duas pessoas. O banco de trás, assim, seria supérfluo.
Chegou o irmão urbano do Aircross
A versão urbana do Citroën Aircross chega ao mercado este mês. Com a mesma carroceria cubista que conquistou muitos adeptos, o C3 Picasso terá o mesmo motor 1.6, câmbio manual ou automático e estilo mais clean.
Passat e Touareg renovados
Outras novidades deste mês são a segunda geração do VW Touareg e o novo VW Passat. O SUV (utilitário-esportivo) tem motor V6 com potência de 280 cv, V8 de 360 e câmbio automático de oito velocidades. Ficou 10% mais leve, beneficiando o consumo de combustível. O novo Passat chega com sistema de estacionamento automático Park Assist e o motor 2.0TSI ganhou mais 11 cv na potência (agora são 211), além de sistema de frenagem urbana de emergência. Diante do perigo, o carro freia sozinho.
Kia versus Hyundai
Marcas do mesmo grupo, mas concorrentes acirradas no mercado brasileiro, as coreanas Kia e Hyundai protagonizam a talvez mais interessante briga pela conquista do mercado. Em Minas, como no Brasil, a Hyundai continua na frente, mas é cada vez menor a distância que a separa da Kia. Nos cinco primeiros meses deste ano, a Hyundai emplacou no estado 2.150 unidades de veículos importados contra 1.686 da Kia. No ano passado, os números de Minas Gerais foram de 6.130 e 2.654, respectivamente.
Porsche bate recorde no Brasil
O mês de abril marcou recorde histórico para a Porsche no Brasil. Com 130 unidades vendidas, a marca alemã teve seu maior volume de comercialização em um único mês no país e chegou a 385 veículos vendidos no período janeiro-abril (140 a mais que no mesmo período de 2010). O recorde anterior pertencia ao mês de dezembro de 2010, quando foram vendidos 120 Porsches.