Cabelo em pé
O grupo SHC, que comanda as operações da chinesa JAC (Jianghuai Automobile Company) no Brasil, está deixando a concorrência de cabelo em pé. As vendas crescem de forma assustadora (para os concorrentes) e a fábrica, que há poucos meses era uma idéia “remota”, já é decisão tomada e tem data para iniciar produção no país: 2014. Sérgio Habib (foto), o elétrico comandante dessa nau, anuncia que inaugura três concessionárias JAC por mês. Quer chegar ao fim deste ano com vendas de 100 mil unidades.
Multada em BH
Para a JAC de Sérgio Habib não existe fim de semana. Onde é permitido, suas lojas permanecem abertas aos sábados e domingos. “É uma falta de respeito com o consumidor não permitir que comprem seus carros novos no domingo”, diz ele. Nos demais dias, o consumidor não tem tempo para escolher seu carro, pois está trabalhando. Em Belo Horizonte, onde o sindicato da categoria proíbe o comércio aos domingos, a SHC/JAC foi multada em R$ 12 mil, conta.
Não entra no quintal da Fiat
Sérgio Habib, CEO do grupo SHC e da JAC no Brasil, em conversa com nossa reportagem, praticamente descartou Minas Gerais como possível local de instalação da fábrica da chinesa JAC no Brasil. Habib informou que Minas é área da Fiat, atual líder de mercado, e não arriscará dividir o quintal com a montadora italiana. E descarta Pernambuco pelo mesmo motivo. Ele diz que o local escolhido deverá ter boas vias de acesso, proximidade de porto, infraestrutura logística e fornecedores próximos. Para ele, São Paulo, Paraná, Porto Alegre e Bahia, nessa ordem, podem atender a essas exigências, e talvez Goiás. A distância que a JAC quer manter da Fiat deve-se à gestão mais ágil e flexível da montadora italiana em relação à rigidez que comanda as montadoras alemãs e norte-americanas. Nestas, o jurídico é que manda, diz Habib. O jogo de cintura e a agilidade da Fiat dificultariam a concorrência com os chineses, que são também como os italianos: rápidos na ação.
Burocracia zero
Um apaixonado por gráficos, números e estatística, Habib conta que o desenvolvimento de um carro na China custa duas a três vezes menos que na Europa. E não é só a mão de obra mais barata que entra nessa conta. O mais importante é o “zero de burocracia”. Ele acrescenta que a “falta de democracia” também ajuda na rapidez das decisões. E ressalta que não é contra a democracia, mas não pode ignorar que, sem ela, as coisas andam mais rápido. Outra curiosidade revelada por Habib na apresentação do JAC6 (foto) foi a afirmação de que o chinês faz cópias baratas para vender para estrangeiros.
México entra na jogada
Enquanto isso, outra notícia divulgada pela imprensa internacional chega para confundir. A JAC está interessada em construir uma fábrica em Yucatã, no México. De acordo com informações da agência de notícias Flash de Motor, representantes da empresa reuniram-se com autoridades do governo local para apresentar o projeto e esperam fechar um acordo em breve. Segundo fontes ligadas ao governo mexicano, para a JAC, a região de Yucatã é geograficamente estratégica, pois facilitaria a exportação dos veículos para os Estados Unidos ou mesmo para a América do Sul e Europa, por meio do porto de Progresso. E a unidade da JAC Brasil, como fica nesse contexto?
Maserati: receita Porsche
A Maserati, tradicional fabricante italiana de carros esportivos, que como a Ferrari faz parte do grupo Fiat, segue os passos da alemã Porsche e se prepara para produzir seu primeiro SUV em uma fábrica da Chrysler, agora também sob o controle do grupo italiano. A versão conceito do projeto, derivada do Jeep Grand Cherokee, será apresentada no Salão do Automóvel de Frankfurt, que acontece neste setembro. Com essa estratégia, o fabricante italiano quer repetir o sucesso do Porsche Cayenne. A marca alemã tem hoje metade de suas vendas no mundo amparada no SUV, que divide suas plataformas e várias outras partes com o VW Touareg. Um novo Porsche SUV menor que o Cayenne está em desenvolvimento para lançamento em 2013.
Picanto picante
Depois de revelar detalhes sobre a chegada do novo Picanto, que começou a ser vendido no Brasil em 22 de agosto, a Kia anunciou a oferta de duas novas configurações topo de linha do modelo.
De olho no estepe
Cresce muito nas concessionárias a entrada de carros com a fechadura da porta arrombada. A falta de segurança pública em Belo Horizonte deu livre trânsito aos gatunos, que agora têm na venda de pneus sobressalentes roubados sua principal fonte de renda. Eles quebram a fechadura, entram no carro, abrem o porta-malas e levam o estepe. E isso não se limita a uma determinada marca. Para reduzir as possibilidades de se tornar vítima, o conselho é equipar o carro com alarme sonoro e evitar deixar o carro em locais públicos ermos, até que a segurança pública municipal se torne mais eficiente.
Nos EUA em 2012
A Flash de Motor informa que Sergio Marchionne, presidente do Grupo Fiat-Chrysler, confirmou que os modelos da Alfa Romeo retornarão aos Estados Unidos no fim de 2012. O regresso será marcado provavelmente com o início das vendas do 4C. A primeira etapa das exportações do modelo para o mercado norte-americano será marcada por baixos volumes, de acordo com o executivo. Em 2013, no entanto, a fabricante passará a oferecer a gama completa de modelos, incluindo uma opção crossover do 4C, versão mais larga da plataforma global utilizada pela Fiat e pela Chrysler, fabricado em Turim, na Itália. Especula-se que a linha da Alfa Romeo a ser vendida nos Estados Unidos contemple também oferta no segmento de médios, com o Giulia. De acordo com o presidente da aliança, serão vendidos 500 mil veículos Alfa Romeo em 2014, dos quais 85 mil unidades apenas nos EUA. Atualmente, apenas o modelo 8C é oferecido no país por meio das concessionárias Maserati. O 4C é uma versão menor do 8C, feita de fibra de carbono e equipada com motor 1.8 a gasolina.