Revista Encontro

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Gente fina 6

Carolina Godoi
None - Foto: Maíra Vieira, Geraldo Goulart, Eugênio Gurgel

Beleza é com ele!

 

Ele tem apenas 22 anos e há cinco representa e gerencia em BH nove das mais conceituadas marcas de cosméticos e dermocosméticos do mundo. Pedro Castro, empresário formado em administração pela Fumec, seleciona da Alemanha, Israel, França, Espanha e Estados Unidos o que vai estar nos melhores salões e spas de Minas Gerais. “Gosto da descontração deste meio”, conta. O mais recente pulo do gato do belo-horizontino foi trazer primeiro à capital mineira a marca canadense HOT Makeup, presente na maioria dos desfiles da São Paulo Fashion Week. Adorada por maquiadores conceituados como Lili Ferraz, o mago da top Gisele Bündchen, ela foi criada pela incensada ex-diretora criativa da MAC, a japonesa, radicada americana Susie K., que deixou a marca para criar linha própria de alta definição para profissionais. Para o lançamento, Pedro está programando um circuito de cursos e eventos, e as mulheres que adoram se maquiar vão poder participar de um concurso chamado “Eu me viro”, onde a cada semana as melhores automaquiagens serão premiadas. Dez dos melhores maquiadores mineiros serão os tutores das participantes, que podem enviar foto por meio da página do concurso no Facebook. O ápice do evento, e um dos prêmios, é um curso exclusivo ministrado em meados deste mês pelo maquiador da Rede Globo, Henrique Melo.

Pedro não para por aí e já começou a formatar novo projeto para criar um centro de treinamento avançado, que vai receber maquiadores internacionais ainda no primeiro semestre de 2012.

 

 

 

O luxo faz a festa
 

A belo-horizontina Camila Faria seguiu os passos da mãe, Elisabeth Faria, que se dedica a criar vestidos de sonhos desde que o mercado de moda festa em Minas Gerais ainda era incipiente, há 20 anos. A determinada criadora do estilo da Vivaz, uma jovem de 26 anos, começou tímida. “Era uma espécie de espiã da minha mãe”, brinca. Camila, entretanto, buscou conhecimento: se formou em moda em Belo Horizonte e fez duas especializações – Fashion Design no IED de Barcelona e Fashion Marketing no Instituto Marangoni de Londres. No início, ela pensou em fazer administração e seguir os passos do pai, empresário e antigo dono dos frigoríficos Perrella. Prova de que a escolha foi certa é que, além de colocar a marca em 170 pontos no Brasil, Camila resolveu abrir espaço para marcas internacionais concorridas. A novidade superaguardada são os cocktail dresses, cuidadosamente bordados em estampas de personalidade forte do badalado estilista inglês Matthew Williamson. Queridinho de celebridades gringas como Mischa Barton, Sienna Miller, Rachel Zoe e Lindsay Lohan, os vestidos criados por ele custam a partir de R$ 4 mil e vão chegar logo às araras mineiras. Camila vai fazer os pedidos internacionais da marca em viagem no início de outubro, durante a semana de moda francesa, quando vai levar a coleção mais recente criada pela Vivaz para a Vêndome Luxury, feira de luxo voltada para o mercado da Europa e Oriente Médio. É a primeira vez que brasileiros participam da feira. “A ideia é abrir mercado e aumentar as exportações das nossas criações em 30%”.

 

 

 

Agora é moda

 

Não é fácil dar rumo certo e intermediar o trabalho de uma modelo. Mas para esta dupla é o desafio perfeito. Ele é booker há 15 anos e ganhou no ano passado o prêmio de melhor scalter (profissional que descobre as modelos) do Brasil pela Elite, agência de Paris.

Dos nove concursos nacionais de modelo que já participou ganhou oito. Ela é uma das primeiras bookers mineiras e, no comando da Ford, deu gás às carreiras de estrelas das passarelas como Liliane Ferrarezi, Bruna Boechat, Taís Oliveira e Carmelita. Júlio Freitas e Janaína Silva estão se unindo para criar novo tipo de agência, a Única Management, que vai reunir toda equipe necessária para criação e desenvolvimento de um catálogo de moda: fotógrafo, maquiador, stylist e produtor de moda. Novidade na capital mineira, esta já é uma tendência em Nova York e em São Paulo. “Queremos profissionalizar mais o mercado de moda e fazer um trabalho equalizado com o que as marcas esperam de uma campanha de moda”, conta Janaína. Júlio completa: “Somos o segundo melhor mercado brasileiro. Só falta sermos mais valorizados dentro de casa”, avalia. O trabalho em conjunto está gerando novo e importante fruto: os amigos e parceiros estão em negociação para uma fusão entre a Ford e a JModels, agência de Júlio. O resultado disso promete ser um dos casts de modelos mais seletos do Brasil e direcionamento de carreira mais amplo às new faces mineiras, que estão arrasando dentro e fora do país.

 

 

 

Preview de Paris

 

Suas criações artesanais e surpreendentes estão em pezinhos cobiçados, como os das cantoras Céu e Maria Rita, mas a caminhada de Virgínia Barros parece estar só começando. Com nova loja em ponto nobre da Savassi, a estilista, designer e professora de esenho do Calçado da Escola de Belas Artes vai inovar durante o Minas Trend Preview, que acontece de 26 a 29 outubro, no Expominas.

Ela apresenta nova coleção, inspirada no artista plástico Hélio Oiticica, com uma instalação montada no estande da Sindicalçados, entidade da qual é diretora de Desenvolvimento de Design. Várias estruturas de madeira no teto serão suporte dos sapatos, que serão pendurados. “É uma criação conceitual, exclusiva e com muita cor”, conta. Virgínia rompe também barreiras geográficas, fazendo parte do figurino da cantora francesa Emily Loizeau, que doou uma de suas canções para a trilha sonora do vídeo institucional que a estilista fez em parceria com os mineiros do Giramundo. Daí foi um pulo para que os seus sapatos fizessem parte da peça Une Rencontre en Noir & Blanc, produção franco-brasileira que estreia em janeiro de 2012 no Centre Les Halles, no Les Marais, em Paris. Mas, antes disso, as peças novas, feitas em edição limitada para as mineiras, serão vendidas em pronta-entrega na Cidade Luz.

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