Revista Encontro

None

Agora.. em versão quatro portas

Fábio Doyle
None - Foto: Divulgação

A Volkswagen começou o ano anunciando que a versão quatro portas do compacto up! já está pronta e chega ao mercado alemão em maio, e estará disponível para toda a Europa no final do primeiro semestre deste ano. E o que nós, brasileiros, temos com isso? Muita coisa! O up!, apresentado na versão duas portas no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro do ano passado, é o carro que será fabricado pela VW no Brasil e que fará o papel de carro de entrada e substituto do Gol. Ou seja, é o carro com que a VW do Brasil pretende retomar a liderança de vendas no Brasil, posto ocupado pela italiana Fiat. Seu lançamento no país está previsto para 2014. O local em que será fabricado é, ainda, uma incógnita.

 

Uma nova fábrica no Brasil seria anunciada até fins de 2011, mas não se sabe exatamente por que a decisão foi adiada. Dizem que a crise econômica na Europa motivou o pé no freio. Agora, a conversa é que a produção local do up! está confirmada, mas ainda não se sabe se será uma nova fábrica ou a ampliação de uma das linhas de montagem já em operação.

 

Mal foi lançado no final do ano passado, o up! duas portas alcançou a liderança em sua categoria nos registros de emplacamentos na Alemanha, segundo a VW. A expectativa da montadora é de que o up! quatro portas represente 50% no mix de vendas do modelo.

Ele terá os mesmos motores de 60 cv e 75 cv que equipa o duas portas, os mesmos equipamentos e dimensões.

 

Na Alemanha, o up! quatro portas, apesar de começar a ser vendido somente daqui a três meses, já tem preço oficial. Vai custar € 10.325, com sistema ESP (programa eletrônico de estabilidade). Na comparação com o duas portas, isso representa um adicional de € 475. Bem diferente do que acontece no Brasil, onde os preços são mantidos em segredo até o último minuto antes do lançamento.

 

O segundo integrante da nova família de compactos da VW tem porta-malas com capacidade de 251 litros, que pode ser ampliada para 951 litros com o encosto do banco traseiro rebatido. A montadora informa que os passageiros que viajam no banco traseiro terão espaço de sobra, conforto, e ficarão em posição superior aos da dianteira, para que seu ângulo de visão fique sobre os ombros dos que vão à frente.

.