Causa polêmica no Brasil o nome Viaggio, escolhido pela Fiat para a versão do Dodge Dart que levará o emblema da marca italiana. O carro foi apresentado há alguns dias na Feira de Pequim (China), onde será produzido e vendido a partir de outubro com o nome Fei Xiang (que quer dizer 'voando'). O carro é um projeto global e deverá ser fabricado no Brasil. É um sedã, como o Linea, só que um pouco maior. Quanto à dúvida se o nome Viaggio (foto) é adequado ao nosso mercado, basta ouvi-lo (pronuncia-se 'viadio'), para saber por quê. Depois de Besta, Chana e Picanto, no entanto, tudo é possível!
Carro Mundial das Mulheres
O Range Rover Evoque foi o vencedor do prêmio “Women’s World Car of the Year 2012” e líder no ranking da categoria de veículos de luxo entre as clientes mulheres (na foto, Victoria Beckham com Gerry McGovern, CEO da Land Rover na China). A premiação é dada por um corpo de juradas formado por 17 jornalistas especializadas em automóveis. Os veículos concorrentes foram analisados sob critérios prioritários para uma mulher na hora da compra, a saber: segurança, capacidade de carga, adaptação para crianças, eficiência ambiental, relação custo/benefício, além de aspectos como estética e design.
Foguete de bolso
Pocket rocket: é como a Audi se refere ao A1 quattro (foto), que será vendido no Brasil no início do segundo semestre ao preço estimado de R$ 165 mil.
Fugindo da monotonia
Enfrentando seu inferno astral depois do tsunami japonês do ano passado, a Toyota toma atitudes para recuperar sua posição no mundo. Na Europa, onde foi ultrapassada em vendas pela Volkswagen no ano passado, a montadora japonesa anunciou sua estratégia. Vai lançar o Yaris híbrido, o primeiro subcompacto híbrido da Europa; lança o esportivo cupê GT 86 (foto), para dar uma chacoalhada na imagem; e vai colocar motores diesel com tecnologia BMW em seus carros. As vendas da Toyota na Europa caíram 41% desde 2007. Ao ganhar mercado no Velho Continente, o objetivo da Toyota é interromper a marcha da VW, que poderá transformar o grupo alemão no maior fabricante de carros do mundo, ultrapassando a General Motors. O lançamento do GT 86 pretende desafiar o VW Scirocco e o Peugeot TCZ e, com isso, tornar menos “monótona” a imagem da marca japonesa.
Nova geração 911 já chegou
A Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche no Brasil, iniciou as vendas do novo Porsche 911 Carrera S. A nova geração do esportivo foi atualizada em estilo e traz motores mais potentes. O marco especial desta nova geração para o mercado brasileiro é que, pela primeira vez em uma renovação do modelo, são oferecidas simultaneamente as versões cupê e Cabriolet. Os preços são, respectivamente, R$ 639 mil e R$ 699 mil. O novo Porsche 911 Carrera S (foto) tem motor de 3,8 litros com 400 cv de potência. Equipado com câmbio automatizado PDK de sete marchas, pode chegar a 302 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos (unidades com pacote Sport Plus).