Revista Encontro

None

12 razões para namorar

Daniela Costa
None - Foto: None

Se o que faltava para você se entregar a uma paixão era incentivo, pode baixar a guarda. Especialistas garantem que amar faz bem não só ao coração, mas a todo o corpo e para a mente. Estar apaixonado ativa a proteção do sistema imunológico, reduz o estresse, afugenta a depressão e auxilia na prevenção de doenças cardíacas, conforme pesquisas da Federação Mundial do Coração (WHF). Isso porque, para o amor acontecer, uma série de reações químicas e cerebrais age sobre o corpo, transmitindo todas as sensações e comportamentos característicos dos apaixonados.

 

A antropóloga e escritora americana Helen Fisher explica no livro Porque Amamos: A Natureza e a Química do Amor Romântico que o amor se divide em três fases: a do desejo, a da paixão propriamente dita e a da ligação entre os parceiros. Em todas as fases são liberados hormônios que provocam a atração e os sintomas característicos:  falta de apetite e problemas de concentração, além de mãos suadas e respiração ofegante só de ouvir o nome da pessoa amada.

 

Por essas e outras, o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade já dizia, no famoso poema Amor: “Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida”. Saiba o que especialistas de diversas áreas dizem sobre os benefícios de se ter uma companhia. Até mesmo no campo profissional um relacionamento estável é muito bem-vindo. “O amor deixa as pessoas mais felizes e estimuladas para viver mais e melhor”, diz a sexóloga Walkíria Fernandes.

 

 
 
 
.