Revista Encontro

None

Sedã sem o jeitão careta

Fábio Doyle
Estrela da Ford no Salão do Automóvel, novo Fusion mostra evolução no design - Foto: Divulgação

Quem viu, gostou! O Fusion 2013 é a estrela que a Ford preparou para brilhar em seu estande do Salão do Automóvel. Depois da nova Ranger e do novo Ecosport, agora é a vez do novo Fusion na estratégia da montadora para avançar no mercado brasileiro, melhorando sua gama de produtos nos itens design, tecnologia, acabamento, segurança e nível de emissão de gases poluentes.

 

O design, apesar de ser um sedã, tem linhas esportivas e promete agradar. Sob o capô está o motor EcoBoost 2 litros com potência de 240 cv, turbocompressor e injeção direta. No campo da eletrônica embarcada tem de tudo e mais um pouco. O carro estaciona sozinho, mantém-se na mesma faixa de rolagem sem a ajuda do motorista, monitora os pontos cegos com alerta de tráfego cruzado e piloto automático com alerta de colisão e acionamento dos freios. O interior é confortável, silencioso e o sistema de som é irrepreensível. Com tração nas quatro rodas (AWD), o novo Fusion, que será vendido no Brasil a partir deste mês na versão Titanium GTDi, chega ao preço de R$ 113 mil.

 

Os planos e expectativa de venda no Brasil não são oficialmente revelados pela Ford, mas nos bastidores a informação é de que a meta é atingir 15 mil unidades em 2013. São metas ousadas quando se faz um comparativo com as vendas da geração anterior.

O Fusion vendeu em 2012 uma média de 530 unidades por mês e, em 2011, fechou o ano com 9.586 carros emplacados.

 

Modelo será produzido em cinco países, sem nenhuma peça do modelo anterior: Titanium GTDi aposta em segurança e potência
 
 

A plataforma do Fusion, importado do México, é nova, diz Antônio Baltar Filho, gerente de marketing da Ford Brasil. “O modelo será produzido em cinco países para 160 mercados consumidores, com um total de cerca de 1,3 milhão de unidades por ano, sem nenhuma peça do modelo anterior. Sua escala dilui os custos de engenharia e de desenvolvimento de fornecedores.” Ele afirma que não há o que se preocupar com dificuldades de fornecimento, já que o Fusion, além do México (Hermosillo), é também produzido na antiga fábrica Mazda de Flat Rock, Michigan; em Genk (Bélgica); Leningrado (Rússia); e Cheongaing (China).

 

Baltar acredita que o Fusion vai brigar não apenas com os sedãs médios e os grandes, mas com todos os veículos de custo entre R$ 90 mil e R$ 120 mil. Nessa faixa, os rivais serão o Toyota Camry, os Kia Cadenza e Optima, os Hyundai Sonata, Azera e Ix35, Volkswagen Jetta e Tiguan, Chevrolet Captiva, Honda CR-V, Volvo S60, Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C.

 

O Fusion 2013 é um pouco mais largo e comprido, tem dupla saída de escapamento, bancos de couro com 10 posições e três memórias, apoios para os braços, bancos traseiros rebatíveis e dianteiros aquecidos, pontos Latch para cadeiras infantis e direção elétrica. O silêncio interno foi obtido por meio de isolamento acústico do motor, assoalhos dotados de carpetes de dupla densidade, suspensões ControLink e caixas de rodas protegidas.

 

Raio-X

 

Segurança, força e sofisticação no Ford Fusion

 

 


 

.