Revista Encontro

None

Para cair na folia

Daniela Costa
None - Foto: Paulo Filgueiras, Renato Weil, Nando Oliveira, Pablo Jacob, Teresa Maia, Lúcio Távora

“Ó abre alas, que eu quero passar...”. Como já dizia Chiquinha Gonzaga na primeira marchinha brasileira (Ô Abre-Alas), os foliões já se preparam e abrem alas para comemorar o carnaval. De 9 a 12 de fevereiro, mais uma vez o povo vai se transformar e, em uma verdadeira metamorfose, se entregar a novos personagens. É nesta época do ano que figurantes se tornam protagonistas; garis se transformam em verdadeiros sambistas; empresários, em simples foliões; donas de casa, em belas princesas; e estudantes em musas cobiçadas. Isso porque no carnaval tudo é possível, e, mesmo que por apenas quatro dias, todos os sonhos podem se tornar realidade. É nesta festa que os brasileiros dão a todo o mundo o exemplo de como é simples ser feliz. E para quem gosta de curtir a festa nos lugares mais animados do país, Encontro preparou um roteiro dos destinos preferidos pelos mineiros – aqui e nos outros estados.

 

 
 

Diamantina (MG)

 

Um dos melhores carnavais de rua (foto) do Brasil com certeza pode ser encontrado em Diamantina. Na cidade das pedras preciosas, a batucada é um som já conhecido, puxada por ritmistas de várias origens, representados por grupos como o Bat Caverna, nascido há 27 anos nas antigas rodas de samba.

Outro representante de peso do carnaval da região é o grupo de percussão Bartucada, um dos mais tradicionais de Minas. Com o lema O Samba Não Pode Parar, desde 1972 ele garante a alegria dos foliões com o samba-enredo e sambas de raiz, além de outros ritmos, tocados diariamente na praça do Mercado Velho. O clima de festa é garantido por blocos caricatos, shows de artistas variados e muita gente bonita.

 

Quem leva: Speed System Viagens e Turismo
Informações: (31) 3298-1000 / www.speedsystem.com.br

 

Ouro Preto (MG)

 

Pelas ladeiras da histórica Ouro Preto (foto), o batuque dos blocos carnavalescos agita até os mais pacatos foliões. A cidade dos universitários atrai turistas do mundo inteiro, todos em busca de sua tradicional folia cultivada por décadas em grupos como o Zé Pereira dos Lacaios, que já ultrapassou os 140 anos de existência. Entre marchinhas e folclore, o desfile das escolas de samba na praça Tiradentes é uma das atrações que mais atraem, reunindo várias comunidades. No circuito do carnaval, quem alegra a festa são os blocos carnavalescos, entre eles o Bloco do Mato, o Bloco do Caixão e o Balanço da Cobra. Além do carnaval, Ouro Preto é sempre uma descoberta, com opções de passeios para todas as idades.

 

Quem leva: Viagens Master
Informações: (31) 3505-3655 / www.viagensmaster.com.br

 

 
 

Pompéu e Abaeté (MG)

 

Cento e vinte horas de curtição. É assim que o carnaval de Pompéu promete agradar aos foliões, com 16 horas diárias de pura adrenalina. Se depender das atrações da festa, a promessa será cumprida. Entre elas estarão Alexandre Peixe, Molejo, Naldo, Mr. Catra e Tôca na Janela. A 60 km de Pompéu está Abaeté, outra cidade mineira onde o carnaval é frenético (foto). O sertanejo elétrico ficará a cargo da dupla Fernando e Sorocaba; já o samba, por conta do Oba Oba Samba House.

Esquentando o trio elétrico estarão os Inimigos da HP e  Sambatôa, entre outros artistas.

 

Informações:

Pompéu – www.blocoreduto.com.br
Abaeté Folia – www.abaetefolia.com.br

 

Lambari, São Lourenço e Caxambu (Circuito das Águas - (MG)

 

No Sul de Minas, em Lambari, a folia é considerada uma das melhores da região. A programação se divide em duas vertentes: uma realizada pela prefeitura e outra por blocos tradicionais da cidade, entre eles o Hard Roça e o Dim Terim Bebim. Entre as atrações deste ano estão o cantor Latino, a dupla sertaneja João Neto e Frederico, além dos trios elétricos e bailes de carnaval. Quem quiser dar uma esticada ainda pode aproveitar para conferir a folia em outras cidades do Circuito das Águas. A cerca de 50 km está São Lourenço, que contará com quatro grupos para animar a festa regada por muito samba, axé e pagode. Já em Caxambu, o ritmo da congada, do frevo e do maracatu atraem turistas de todas as partes que também não abrem mão de assistir ao tradicional desfile das escolas de samba.

 

Informações:

Lambari – (35) 3271-4011 / www.lambari.mg.gov.br.

São Lourenço – (35) 3332-4040 / www.saolourenco.mg.gov.br.

Caxambu – (35) 3341-9010 / www.caxambu.mg.gov.br

 

 
 

Tiradentes (MG)

 

A histórica e charmosa cidade prova que, além de uma saborosa gastronomia e de um dos cenários barrocos mais bonitos do Brasil, possui um animado carnaval de rua (foto). E nada de funk ou axé. O ritmo forte por lá é mesmo o samba cantado e dançado com muita alegria por inúmeros blocos como o Saia do Casulo, o Vira Copos e o bloco Ora pro Nobis. Por todas as partes, baianas rodopiam vestidos rodados com saias coloridas e crianças desfilam enfeitadas, como se as ruas fossem verdadeiras  passarelas. Ao som das bandinhas de carnaval, os foliões se divertem com as eternas marchinhas.

 

Onde ficar: Pousada Pequena
Tiradentes – (32) 3355-1262

 

 
 

Fortaleza (CE)

 

Quem for a Fortaleza deve se preparar para muita folia e animação (foto).

São mais de 50 atrações, com blocos e cordões, afoxés e escolas de samba que prometem abalar as estruturas da avenida Domingos Olímpio. Os desfiles têm início no domingo, com os famosos maracatus e a presença do Rei Momo e da Princesa do Carnaval. Como de costume, o Bloco dos Sujos comparece agitando a multidão e, junto aos demais blocos, movimenta a praia de Iracema. Nos quatro cantos da cidade, o gingado do samba e o batuque dos tambores são obrigatórios. Entre os locais mais tradicionais estão o Polo Dona Mocinha, o Polo Benfica e o Polo Aterro da Praia de Iracema. Os saudosos bailinhos de  carnaval também divertem turistas e moradores.

 

Quem leva: Visa Turismo  
Informações: (31) 3291-9819 / www.visaturismo.com.br

 

Florianópolis (SC)

 

Que tal cair na folia em um paraíso à beira-mar? Na capital de Santa Catarina, muitos locais, como a badalada praia de Jurerê, reúnem o bom e velho carnaval em meio a paisagens deslumbrantes. No Costão de Jurerê, um dos points tradicionais é o Parador 12, onde acontece o mais disputado carnaval da cidade. No complexo Music Park, três casas noturnas – duas boates e uma arena exclusiva para shows – garantem a diversão dos carnavalescos de plantão. Na Posh Club, o carnaval eletrônico é uma das grandes atrações. A Stage Music Park traz em sua programação o suingue de artistas internacionais. Já a Pacha aposta em DJs famosos, entre outras programações. A apresentação das escolas de samba na passarela Nego Quirido lota as arquibancadas.

 

Quem leva: Mappa Turismo
Informações: (31) 3071-4000 / www.mappaturismo.com.br

 

 
 

Rio de Janeiro (RJ)

 

Como não poderia deixar de ser, a cidade maravilhosa abriga um dos maiores espetáculos da atualidade: o carnaval. Beleza e sensualidade se mesclam a cores, desenhos, fantasias e à alegria típica do povo brasileiro. No Sambódromo, o desfile das escolas de samba (foto) é um espetáculo difícil de ser descrito e esquecido. A disputa pelo título de campeã é acirrada e, por isso, as escolas de samba do Grupo Especial, o mais concorrido, desfilam metade no domingo e a outra metade na segunda-feira. As escolas que compõem o Grupo de Acesso desfilam sexta e sábado. Já o desfile das campeãs acontece no domingo seguinte às apresentações, 16 de fevereiro. Além disso, os blocos de rua trazem muito samba no pé.

 

Quem leva: Estação de Turismo
Informações: (31) 3029-1688 / www.estacaodeturismo.com.br

 

 
 

Recife e Olinda (PE)

 

Um dos mais animados do Brasil, o carnaval multicultural do Recife já elegeu os homenageados deste ano. Os escolhidos foram os pernambucanos Naná Vasconcelos, percursionista, e o fotógrafo Alcir Lacerda. Em Olinda, os tradicionais bonecos gigantes e coloridos vão enfeitar as ruas e alegrar a multidão. Com um viés totalmente popular, a folia pernambucana (foto) pode ser vista pelas ruas do centro e em todos os bairros. Ao mesmo tempo que grupos musicais se apresentam em palcos improvisados, grupos folclóricos e blocos carnavalescos enchem de vida cada rua percorrida. Um deles é o tradicional Galo da Madrugada, fundado em 1978, que segue varando as madrugadas com muita folia. Batuqueiros, Cortes das Nações de Maracatu e os afoxés completam a festa.

 

Quem leva: CVC Turismo
Informações: (31) 3280-6888 / www.cvcturismo.com.br

 

 
 

Salvador (BA)

 

Como diz uma das canções do grupo Ásia de Águia, “o coração do mundo bate no carnaval da Bahia”. Em Salvador, então, nem se fala! Ao som contagiante dos trios elétricos, liderados pelos cantores baianos como Ivete Sangalo (foto) – multidões se arrastam por três circuitos distintos. No circuito Batatinha, localizado no centro histórico da cidade, palcos para shows movimentam as praças Municipal e da Sé e dão nova energia ao Pelourinho. O tradicional circuito começa no corredor da Vitória, passa pela praça do Campo Grande e segue pela avenida Sete de Setembro, onde os foliões se divertem em camarotes disputados ao som da axé music.

 

Quem leva: Greentours
Informações: (31) 3311-8585 / www.greentours.com.br










 

.