Revista Encontro

None

Quem comemora 2012!

Fábio Doyle
None - Foto: Divulgação

Campeões de 2012

 

Entre os hatches pequenos, o campeão de 2012 é o VW Fox, somado ao CrossFox, com larga vantagem sobre o Ford Fiesta e Renault Sandero. Entre os hatches médios, a vitória por antecipação é do Fiat Punto, muito à frente de Ford Focus e Hyundai I30. Já entre os sedãs compactos, o Chevrolet Cobalt, em seu primeiro ano cheio de vendas, assim como o Duster, não deu chances para ninguém.

 

Entre os sedãs médios, o Toyota Corolla tem tudo para garantir mais um ano na liderança do segmento. O Honda Civic fechou novembro com 4 mil unidades atrás do Corolla. Como consolo para a Honda, o Fit é o campeão nos monocab, vencendo por ampla margem o Fiat Idea.

 

Nos comerciais, mais uma vez a Fiat Strada venceu tranquilamente nas picapes leves, deixando a VW Saveiro muito para trás. E a Chevrolet S10, mesmo em nova geração – mais cara –, confirmou a supremacia no segmento de picapes médias, batendo com facilidade a Toyota Hilux. As duas certamente vitoriosas acumulam vantagem impossível de ser revertida por qualquer concorrente ainda este ano.

 

Anos à frente

 

Início de ano é hora de balanço do ano que termina. No setor automotivo, a Fiat, com cerca de 830 mil unidades comercializadas (os números oficiais ainda não haviam sido anunciados até o fechamento desta edição), comemora o seu 11º ano consecutivo de liderança de vendas no país.

Em 2011, o resultado foi de 754 mil unidades.

 

Ainda na liderança

 

A vice-líder Volkswagen celebra o 26º ano consecutivo do Gol na liderança do ranking dos modelos mais vendidos no Brasil. Até novembro, o hatch VW atingiu 265 mil unidades vendidas, e o Fiat Uno, rival mais próximo, somava 237,5 mil. Vale lembrar que a Fenabrave, a associação de revendedores e fonte desses dados, inclui na soma do Gol as vendas das gerações G4 e G6, e na do Uno, as de Mille e Novo Uno.

 

 
 

Hyundai acelera

 

A Hyundai está com o pé no acelerador do mercado brasileiro. O segundo modelo a ser fabricado no Brasil, o HB20X (foto), será lançado em janeiro. O carro, revelado ao público no Salão do Automóvel de São Paulo, é definido pela marca coreana como “um crossover compacto”, que entra na briga com o Ford Ecosport e o Renault Duster. Logo em seguida, provavelmente em março, será a vez da versão sedã da linha HB20.

 

 
 

Aposta no Troller

 

Nos corredores da Ford, a aposta para 2013 está no utilitário-esportivo Troller, que chega ao mercado no início do ano em sua nova geração, desta vez fabricado de forma profissional, após investimentos realizados na fábrica do Ceará. A marca vai trabalhar para que o novo Troller, que teve seu protótipo apresentado no Salão do Automóvel, termine 2013 com o título de utilitário esportivo do ano.

 

 
 

Série 4 está chegando

 

Em sua última ação de 2012, a BMW revelou a Concept Série 4 Coupé (foto), quarta geração do seu coupé esportivo de porte médio. O “4” marca o começo de um novo ciclo. É um projeto de estilo e design único, que chega para criar uma alternativa diferenciada em relação à Série 3. O carro foi revelado no início na primeira semana de dezembro, mas suas características de motor, desempenho e potência continuavam, até o nosso fechamento, em segredo.

 

 
 

Duster bate Ecosport

 

Outra vitória foi conquistada pela Renault, com o Duster. Venceu nada menos do que o precursor do segmento de utilitários urbanos compactos, o Ford Ecosport. O Duster acumulou até novembro 40 mil unidades emplacadas, contra 31,6 mil do EcoSport. Com a chegada das versões 4x4 e com câmbio automático do Ecosport (foto) e a interrupção da produção na fábrica da Renault no Paraná em 8 de dezembro para obras de expansão, a Ford deve ficar à frente em dezembro, mas a diferença é muito grande para ser descontada em um mês.

O melhor resultado do EcoSport foi o de outubro, 6,5 mil. Em novembro foram 4,6 mil Renault ante 3,6 mil Ford.

.