Bem ao gosto do Flamengo
Em criativa ação de marketing, a Peugeot do Brasil entregou ao Clube de Regatas do Flamengo, patrocinado pela marca, as chaves de um 508 especial, projetado e construído para ser o “carro presidencial” do time. Desenvolvida pelo departamento de Estilo América Latina, a unidade personalizada com as cores rubro-negras teve as suas linhas combinadas com soluções estéticas esportivas.
De olho no lucro abusivo
A Porsche está de olho na política de preços que vem sendo praticada pela importadora oficial da marca no Brasil, a Stuttgart, de São Paulo. Ao que tudo indica, o representante brasileiro está pegando pesado na margem de lucro que recebe a cada carro vendido para o consumidor brasileiro, e os alemães não estão nada satisfeitos com isso. Em recente visita ao país, eles revelaram à boca-pequena que as vendas da marca no país poderiam ser bem melhores se as margens de lucro aqui praticadas fossem mais razoáveis, no nível das praticadas nos demais mercados em que a marca está presente.
O que entra, sai
Em sua apresentação à imprensa, o novo presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku, que assumiu a associação dos fabricantes de veículos automotores no triênio 2013-2016, revelou um dado curioso. Disse que a frota circulante da cidade de São Paulo, apesar de receber diariamente 820 novos carros, chegou ao auge de seu crescimento e disso não passará. Ele explicou que, da mesma forma que 820 novos carros entram a cada dia, um volume muito próximo disso sai da frota circulante da cidade também diariamente, levados/comprados para uso em outros municípios. Diante da enorme e irritante dificuldade de locomoção no trânsito da maior cidade da América Latina, a plateia torceu o nariz ao ouvir a afirmativa. Yabiku prometeu que divulgará em breve o estudo que comprova isso. Jogou também por terra a tese de que os fabricantes de veículos no Brasil têm alta lucratividade, como vem sendo apregoado por analistas do setor.
All new Cerato
O novo Kia Cerato foi apresentado, no fim de abril, pela concessionária Kia Brisa de Belo Horizonte. Com preço em torno de R$ 68 mil, o novo sedã chega a sua terceira geração, com a assinatura de Peter Schreyer, que é hoje também o presidente da Kia Motors Corporation. Com design que agrada de forma inédita, o novo Cerato ficou mais longo, baixo e largo que a versão anterior e com maior distância entre eixos. Ele chega, segundo a Kia, para brigar com o Chevrolet Cruze, Honda Civic, Hyundai Elantra, Toyota Corolla e VW Jetta. O motor 1.6 flex desenvolve 122 cv com gasolina e 128 cv com etanol. A Brisa pertence ao grupo AutoRede, administrado pelos empresários Cristiano Corrêa, Marcelo Corrêa e Ruy Carlos Barbosa, que em dezembro do ano passado conquistou a bandeira Renault para uma concessionária Renault em Divinópolis (MG). Neste ano, duas novas empresas foram acrescentadas ao grupo, a Autorede Rent a Car, especializada em gestão de frotas, que já administra uma frota de 100 carros alugados a empresas, e a Autorede Seminovos.
Nova era
Coincidência ou não, a concessionária Mercedes-Benz de Belo Horizonte, Minasmáquinas, parece estar bem alinhada com a nova estratégia da marca de conquistar consumidores mais jovens. É o que mostra a recente contratação de Daniele Fernandes como gerente comercial geral da divisão de automóveis do grupo. A executiva, conhecida pelo dinamismo, vem do grupo SHC, onde atuou por 12 anos na gestão comercial das concessionárias Citroën do grupo em Belo Horizonte. Ela chega à Minasmáquinas junto ao novo Classe A, que promete marcar o início de uma nova era para a Daimler. .