Revista Encontro

Coluna de direção

Nova Fiorino vem aí

Fábio Doyle
- Foto: Divulgação

A Fiat reservou o ano de 2013 para focar em vendas, rentabilidade e no projeto de sua nova fábrica em Pernambuco. O ano deve passar para a história da marca no país como o menor em número de lançamentos, mas sem perder a liderança do mercado. Além do novo Fiat Strada 2014, que traz a novidade da terceira porta para a versão cabine dupla, da versão Cinquecento com motorização flex e a Freemont seis machas, a marca italiana deverá ter mais um lançamento antes de dezembro. Será a linha 2014 do comercial leve Fiorino, com mudanças de estilo e, a exemplo da terceira porta do Strada, soluções criativas.

- Foto: Divulgação

Recorde no "inferno verde"

Um novo recorde foi batido no circuito Nordschleife, de Nürburgring, na Alemanha. O autor do feito é um Alfa Romeo 4C, que, conduzido pelo piloto e jornalista automotivo Horst von Saurma, completou o trajeto de 22,81 km em 8min04. Foi uma quebra de recorde entre carros com motor com potência abaixo de 250 HP. O 4C, com potência de 240 HP, acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, atinge velocidade máxima de 258 km/h e no teste usava pneus Pirelli Zero Trofeo, a mais esportiva versão na linha Pirelli P Zero. O complexo de Nordschleife, usado como pista de testes por fabricantes de todo o mundo, tem uma configuração especial que alterna curvas de baixa e de alta, retas, aclives e declives.
O apelido Green Hell, ou Inferno Verde, foi dado pelo piloto de Fórmula 1 Jack Stewart, pelo alto nível de dificuldades e perigos que apresenta e por estar dentro de grande área verde.

- Foto: Divulgação

Acessório mágico

Falando em criatividade, a terceira porta do novo Fiat Strada é a principal, mas não a única na picape compacta que lidera as vendas do segmento. A Mopar, empresa do grupo Fiat Chrysler, que no Brasil está focada no desenvolvimento e comercialização de acessórios para os produtos da marca, apresentou em paralelo ao lançamento da pequena camionete mais de 40 acessórios exclusivos para o modelo. Entre eles, o que mais chamou a atenção foi o extensor de caçamba com tripla função. Com esse único acessório, é possível ampliar a capacidade volumétrica do compartimento de carga em até 300 litros, dividir a carga em até três espaços separados e utilizá-lo como rampa de acesso, o que facilita as entradas e saídas de motos e outros objetos. O equipamento, que segue resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), possui iluminação de segurança e posição de placa suplementar.

- Foto:

Um 2.0 com potência de 360 HP

A versão AMG (esportiva) do Classe A da Mercedes-Benz foi mostrada pela primeira vez no Brasil durante o São Paulo Boat Show, que aconteceu de 17 a 22 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O principal atrativo do A 45 AMG, como foi denominado, é o motor turbo AMG com dois litros, que desenvolve 360 HP (265 kW) de potência e 450 Nm de torque. “É o motor de quatro cilindros de série mais potente do mundo com esse porte”, enfatiza o fabricante alemão. A transmissão é a AMG Speedshift DCT de sete marchas, que adota software originário do SLS AMG e oferece três programas de condução, função de dupla debreagem e sistema race start para arrancadas perfeitas. O conjunto permite ao A 45 AMG acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, atingindo velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). O carro chega à rede de concessionários no Brasil em dezembro deste ano.

Cigarro de amanhã

Com o trânsito urbano travado, mobilidade é a palavra de ordem. Alguns, como o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, culpam os automóveis. Mas o carro, na verdade, é a única solução para o estado de calamidade em que se encontra o sistema de transporte coletivo no Brasil. O vilão, como lembrou Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat, é a falta de estrutura viária, de transporte coletivo com nível razoável de qualidade, e de investimento do governo em infraestrutura.
Se, como em países mais sérios, tivéssemos meios de nos locomover com rapidez e conforto sem a os carros, eles ficariam na garagem e seriam usados apenas em ocasiões especiais.

Criatividade

A Ford trocou, temporariamente, os furgões Transit pelo Novo Fusion para fazer o transporte, com motorista, dos passageiros do aeroporto de Cumbica (SP) que usam o estacionamento complementar Airport Park. Uma frota do sedã nas versões 2.5 flex, 2.0 EcoBoost ou Hybrid leva os viajantes para o embarque e desembarque. A campanha é uma iniciativa da regional Ford de São Paulo e, segundo o gerente, Pedro Resende, pretende mostrar o "carro global em situação real de uso em um aeroporto como o de São Paulo". Quem fizer o test-drive participa da promoção KM premiado, que distribui prêmios. 
.