Revista Encontro

Especial Natal | Pet

Brincando de ser feliz

Além de muito amor, o melhor presente de Natal para o seu bichinho de estimação são os brinquedos, que surgem cada vez mais modernos e interativos, em versões até virtuais

Daniela Costa
Sabe por que os brinquedos são importantes para o seu pet? Simplesmente porque são eles que ajudam a desenvolver a saúde física e mental dos peludos, estimulando o raciocínio e a concentração e fortalecendo a musculatura.
Cada vez mais criativos e interativos, os brinquedos também auxiliam os animais a se aproximar dos seus donos, criando verdadeiros laços de amizade. "O prazer de uma boa brincadeira alivia o estresse e controla a irritabilidade, deixando os bichinhos mais relaxados, além de evitar que desenvolvam distúrbios de comportamento por falta de atividade", explica a veterinária Nara Serra Moura.
 
- Foto: Fotos: Samuel Gê 

Sempre em busca de novidades, os pets adoram fazer descobertas, especialmente de cheiros, sons e sabores. Os gatos, por exemplo, têm preferência por brinquedos interativos que possam perseguir e não abrem mão dos arranhadores para afiar as unhas. Uma boa dica são os Games for Cats, aplicativos de jogos virtuais que podem ser baixados gratuitamente no smartphone e iPad e trazem o que os felinos mais gostam: bichinhos se movendo na tela do computador para que possam dar patadas. Os cães filhotes precisam de mordedores de látex, bolinhas macias e ossos flexíveis para coçar as gengivas. Para os adultos mais agitados, bumerangues,  puxadores e ossos resistentes. 
Brinquedos com barulho são indicados apenas para cães tranquilos, que precisam ser estimulados. E, em todos os casos, o brinquedo deve ser próprio para os pets, comprado de acordo com a sua idade e tamanho, para que assim não ocorram acidentes como engasgamento.
Afinal, quando se trata de animais, nada melhor do que ser feliz brincando – e com segurança. 
.