Uma das primeiras marcas a apresentar essa solução para o consumidor brasileiro foi a Audi, quando em 2011 o sistema park assist começou a ser oferecido no A3 Sportback Ambition, segundo Charles Marzanasco Filho, da assessoria de imprensa da marca no Brasil. Hoje, esse equipamento é de série no Audi A7 Sportback e opcional no Q3 Ambition, no pacote Advanced, que incorpora, além do sistema de estacionamento com câmera de ré, keyless-go, computador de bordo com display colorido, sistema de som Bose e Audi Drive Select. Para ter esse pacote no Q3 Ambition, o consumidor desembolsa o adicional de R$ 14.300, de acordo com a Audi.
Na Volkswagen, o park assist chegou ao mercado brasileiro em 2010, como opcional no SUV compacto Tiguan. A primeira geração era apenas para vagas paralelas, que hoje já evoluiu para vagas perpendiculares. O melhor é que não apenas entra nas vagas, como também sai delas, desde que o sistema tenha sido utilizado na entrada.
Com a chegada da nova geração do Mercedes-Benz Classe C, a marca passa também a oferecer, nas versões C200 Avantgarde e C250 Sport, sua solução de estacionamento eletrônico com mais uma evolução: o controle do freio é também realizado de forma autônoma. Ao motorista cabe apenas a função de controlar o acelerador.
A novidade da Volvo chega ao mercado europeu junto do lançamento mundial do novo XC90, que acontece no Salão do Automóvel de Paris, em outubro. No Brasil, segundo Rodrigo Leite, da assessoria de imprensa da Volvo Cars, a chegada da nova geração do XC90 está prevista para 2015. Um sistema de park assist limitado a vagas paralelas já é oferecido no Volvo V40, lembra Leite. É um item opcional incluído no pacote high tech da Volvo.
"Estudos desenvolvidos por institutos de pesquisa revelam que dois terços dos motoristas entrevistados se sentem desconfortáveis ao manobrar em pequenos espaços. Sistemas como o park assist atualizado e a visão de 360 graus do veículo tornam confortáveis, precisas e seguras essas potenciais situações de estresse em manobras", explica Peter Mertens, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars.
As manobras para estacionar se baseiam na informação de sensores ultrassônicos ao redor do carro. Quando o motorista ativa o sistema em uma situação de estacionamento paralelo, como em uma rua, os sensores começam a monitorar o lado do carro em busca de vagas.
As soluções do sistema IntelliSafe no Novo Volvo XC90 incluem também o Alerta de Tráfego Lateral, que monitora a traseira do veículo em uma manobra em marcha a ré. Ele alerta caso um carro seja detectado em uma área de 30 metros para cada lado, com sinal sonoro e aviso no display central..