O 488 GTB turbo desenvolve potência de 661 hp e emite 260 g de CO2 por quilômetro, enquanto o 458 Itália, com motor aspirado, tem potência de 562 hp e nível de emissão de 275 g/km. Isso significa que a potência aumentou em 18%, ao passo que as emissões de CO2 foram reduzidas em 5,5%. Ainda mais significativa para a marca do cavalinho rampante é a redução, no novo carro, do nível de emissão de CO2 por hp: os 0,39 g/km/hp do 488 é 20% menor do que os 0,49 g/km/hp do 458, que foi lançado em 2009.
Para manter o grau de expectativa e satisfação dos ferraristas, a equipe da Ferrari realizou um trabalho mais do que cuidadoso com o novo modelo. A primeira preocupação foi com a possível resposta retardada dos motores turbinados. Os engenheiros ficaram preocupados com o fato de os compradores tradicionais se incomodarem com eventuais retardos de resposta do turbo, após terem se acostumado com os motores V8 aspirados da marca nos últimos 40 anos. Para evitar esse problema, as turbinas de rolagem duplas – fabricadas no Japão pela IHI – trazem rolamento de compressor de titânio e alumínio, para redução de atrito e respostas mais rápidas.
Outra característica que precisava ser mantida é a direção amigável. Antes do 458, os carros da Ferrari eram apaixonantes de se olhar. Mas na hora de dirigir no trânsito normal eram torturantes: duros e desconfortáveis. Apesar da potência exagerada, o 488 GTB é fácil de dirigir no dia a dia, graças a uma evolução do sistema de controle do ângulo de saída lateral (SSC2 Side Slip Angle Control). Esse sistema, que foi lançado no 458 Speciale, é agora mais preciso e menos invasivo. Ele trabalha em sintonia com o diferencial eletrônico traseiro, com o sistema de controle de tração e com os amortecedores eletrônicos de forma a permitir direção rápida, mas segura.
O sistema Apple CarPlay, com a chegada do 488 GTB, passa a ser de série em toda a linha Ferrari. Foi integrado inicialmente no FF, o primeiro carro do mundo a adotar a solução iPhone, que oferece de forma instantânea e intuitiva as funcionalidades de voz e toque: desde telefonemas a uso de mapas, mensagens e música.
Data de lançamento: setembro na Europa; janeiro 2016 nos EUA; no Brasil, ainda indefinido
Preço base: 210.935 euros (Itália), 242.737 dólares (EUA, frete incluso)
Fabricação: Maranello, Itália
Nível de emissão CO2: 260 g/km
Principais concorrentes: Audi R8, Lamborghini Huracan, McLaren 650S, Porsche 911 Turbo
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