Revista Encontro

Perfil | Herdeiros

Edward Munson Mason II, 44 anos

CEO da DCML

Marina Dias
A família Mason veio para o Brasil em 1982 e se instalou em São Paulo, onde Edward Mason I trabalhava como executivo de uma empresa americana.
Ao final de 10 anos, em vez de voltar para os Estados Unidos, decidiram ficar no país. Contudo, a opção não era mais São Paulo, e sim BH. O início foi difícil. "Meu pai achava que, por ser um executivo de peso em SP, em uma empresa de 3 mil funcionários, seria mais fácil tocar uma empresa pequena em BH", lembra Edward Mason II. "Ele não imaginava como é diferente quando o negócio é próprio e é você o responsável pelas pessoas e pelo caixa, com a inflação galopante da época, etc." Segundo ele, a empresa quase faliu nos primeiros dois anos. Contudo, insistiu com o pai para que ficassem e persistissem um pouco mais. Ele, que na ocasião cursava engenharia em sua terra natal, passou dois verões vindo a BH para ajudar nos negócios e ficou na empresa de vez depois de se formar.
Ainda bem que insistiram: quando Edward I assumiu a DCML - empresa do ramo de construção, mineração, geração de energia e produtos agregados - em 1990, o volume de vendas era de 10 milhões de reais. Em 2014, Edward II assumiu as rédeas da empresa e, com melhoria da eficiência, mudança no sistema de remuneração e ajustes para enfrentar a situação adversa do mercado, 2016 foi o melhor ano, em termos de lucratividade, nos últimos sete, com faturamento de 350 milhões de reais..