As empresas que gerenciam os aplicativos rechaçam a proposta. "Trata-se de uma lei retrógrada que não regula a Uber no Brasil, mas tenta transformá-la em táxi", afirmou a assessoria de imprensa da plataforma californiana. A empresa, que inaugurou esse tipo serviço no país, acrescentou que continua apostando no debate que acontecerá no Senado para reverter o jogo.
A Cabify é mais recente nas vias belo-horizontinas. Chegou em outubro de 2016. Também por questões estratégicas o aplicativo não informa a quantidade de motoristas cadastrada. Segundo a assessoria de imprensa, mais de 150 mil condutores estão "interessados em fazer parte da plataforma". Ao contrário do concorrente da Califórnia, a Cabify ainda não opera em todas as regiões da capital. Atualmente, os moradores conseguem solicitar viagens a partir da região Centro-Sul e de parte das regiões Oeste, Norte, Noroeste e Leste. Recentemente, o app alcançou o aeroporto internacional de Confins e o segmento corporativo. A plataforma se junta à concorrente contra o projeto que está sendo discutido no Senado. "Tais mudanças inviabilizam o modelo atual de negócios dos aplicativos intermediadores, vão contra a voz da população e simbolizam um retrocesso ao movimento que acontece hoje no país - e no mundo - em prol da mobilidade urbana", afirmou a empresa.
Evandro Pinho, de 23 anos, está apreensivo sobre os moldes da regulamentação. Ele é parceiro da Cabify há quatro meses e está satisfeito com o trabalho que o auxilia nas despesas da faculdade de engenharia elétrica. O motorista diz que seus passageiros também estão felizes. Sua nota é 4,9 em 5, na avaliação da plataforma.
Se tais aplicativos terão vida longa por aqui, só o tempo ou o Senado dirá. Enquanto a discussão acontece, Encontro avaliou os principais aplicativos que operam em BH: Uber, Cabify, 99 Táxi e Easy Táxi - esses dois últimos intermediam corridas com táxi. Quatro funcionários da Encontro solicitaram as viagens em três dias e horários diferentes. Uma delas foi em uma véspera de feriado. Uber e Cabify ficaram consideravelmente mais baratos, com uma leve vantagem para o segundo. Confira os outros resultados.
Como foi feito
Quatro funcionários de Encontro solicitaram corridas do próprio endereço: Rua Buenos Aires, 10, Carmo. Foram três dias de testes: dia 20/04, às 16h30; 24/04, às 11h; e 25/04, às 14h. Os destinos foram Palácio %u2028das Artes, na avenida Afonso Pena, no Centro; DiamondMall, na avenida Olegário Maciel, no Lourdes, e UNI-BH, na avenida Professor Mário Werneck, no Buritis, respectivamente.
O teste não tem validade científica.
Confira o teste da Revista Encontro com os principais apps de transporte privado de passageiros que operam em BH:
(clique na imagem para ampliar)
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