O XC40 é o primeiro Volvo equipado com carregador indutivo (que dispensa fios) de telefones móveis. Ele será também a plataforma de lançamento do novo serviço de assinatura all-inclusive da marca, Care by Volvo, que entrou em operação no dia do lançamento e cobre custos como manutenção, seguro, troca de pneus, entre outros. A Volvo diz que o pacote será uma alternativa transparente e descomplicada para o leasing ou compra do SUV. O serviço faz com que "ser dono do carro seja tão fácil como ter um telefone". Uma assinatura mensal de taxa fixa faz parecer que adiantamentos, negociação de preços e diferentes valores locais fiquem no passado. Será oferecido com o XC40 em sete mercados europeus – Suécia, Noruega, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e Polônia –, assim como nos Estados Unidos.
Segundo o fabricante, a novidade vai custar 699 euros (833 dólares) por mês na Europa e cobre um período de 24 meses. O custo mensal para os Estados Unidos será anunciado em novembro no Salão do Automóvel de Los Angeles.
Além das soluções de conveniência, a Volvo incluiu no XC40 tecnologias de segurança e infotainment que eram até agora oferecidas em seus modelos maiores e mais caros, como o sistema de prevenção de impacto City Safety e o monitor touch screen.
No Brasil os SUVs Premium compactos que competem com o XC40 devem representar um mercado de 18 mil unidades em 2017. O líder é o Audi Q3, que até agosto emplacou, segundo a Fenabrave, 2.864 unidades, seguido pelo Mercedes-Benz GLA (2.488), BMW X1 (2.408) e Land Rover Evoque (1.332).
O XC40 será oferecido inicialmente com duas motorizações: um a diesel 2.0, quatro cilindros, potência de 190 hp; e um propulsor a gasolina 2.0, quatro cilindros, 250 hp. Os dois motores trabalham em conjunto com uma transmissão automática de oito velocidades e tração integral (nas quatro rodas). As versões híbridas plug-in e a 100% elétrica chegarão mais tarde, em data ainda não anunciada. O novo SUV compacto também será o primeiro Volvo com o novo motor de três cilindros.
Os itens de segurança de série no XC40 incluem a quarta geração City Safety de prevenção de impactos, que evita choques a velocidades de até 60 km/h; sistema que evita tanto que o carro saia fora da estrada quanto colisões de frente, assim como sinal de alerta quando o carro sai de sua faixa de rolagem e assistente para mantê-lo na trajetória correta.
Como equipamentos opcionais, a Volvo incluiu o sistema semiautônomo Pilot Assist, que pode esterçar, acelerar e frear o veículo em situações específicas; uma câmera de 360 graus para ajudar nas manobras em espaços apertados; e um sistema que guia o veículo nas balizas em vaga de estacionamento.
O XC40 é o primeiro Volvo a utilizar a arquitetura modular compacta, ou CMA, que o fabricante desenvolveu em conjunto com a Geely Automobile – grupo chinês que hoje tem o controle da marca sueca. A produção do SUV terá início em novembro na fábrica da Volvo de Ghent, Bélgica. Os planos incluem produzir o XC40 também em Luqiao, na China.
Outra interessante novidade que o XC 40 apresenta, para o Hemisfério Norte apenas, é que os proprietários do XC40 também serão os primeiros clientes da Volvo que poderão compartilhar seu carro com amigos e familiares via aplicativo do Volvo on Call..