E, ao que parece, a Lexus aposta alto no LS, ao revelar a edição 2018 do modelo, mais completa e sofisticada. Ainda uma novidade para os consumidores brasileiros, na verdade o primeiro Lexus LS surgiu no segmento de luxo há 28 anos. O modelo foi projetado e nasceu para oferecer um conjunto motopropulsor suave, rodar silencioso, acabamento perfeito, atenção aos detalhes e qualidade no longo prazo. É assim que Toshio Asahi, engenheiro chefe do novo LS, define a personalidade desse sedã.
Outra novidade é a nova plataforma global, com tração traseira, para veículos de luxo, chamada GA-L, que oferece condução mais dinâmica sem prejudicar o conforto. Uma peculiaridade curiosa e típica do LS é a aplicação do Omotenashi, o conceito japonês de hospitalidade, conhecido mundialmente pela forma educada, generosa e amável com que trata seus hóspedes e convidados. A aplicação desse conceito em um automóvel de luxo significa priorizar o cuidado com o motorista e os passageiros, antecipar suas necessidades, estar atento ao seu conforto e protegê-los de qualquer inconveniente.
O novo LS utiliza materiais leves, incluindo aço prensado a quente de alta tensão e outras ligas de aço em áreas críticas. Com isso ele traz uma composição de massa de aço de alta resistência de quase 30%, o que é mais do que o dobro do que o LS anterior (14,1%). Como no LS anterior, o novo modelo oferece como opcional um sistema de suspensão a ar. Uma versão mais avançada da Suspensão Variável Adaptativa (AVS) ajusta continuamente o controle de amortecimento em resposta às operações de condução e às condições da superfície da estrada. A Lexus aumentou os níveis de comutação da força de amortecimento de nove, no modelo anterior, para 650 no LS 2018. O resultado é a operação mais rápida, ininterrupta e refinada.
No mundo automotivo, para ser luxuoso o carro deve também ser potente e acelerar como um esportivo. O LS é impulsionado por um motor biturbo V6 com transmissão de 10 velocidades.
A Lexus ressalta o cuidado especial dedicado ao luxo e conforto interno da nova edição do LS. Suga, o chefe de design do projeto, explica que o novo padrão do LS vai além de adicionar recursos e tecnologia. "Espero que, ao abrir a porta, você experimente uma sensação imediata e intuitiva de estar olhando para um interior que é diferente de qualquer carro de luxo", diz.
Os assentos dianteiros contam agora com 28 modos de ajuste diferentes - aquecimento e massagem estão incluídos. Além disso, a função de aquecimento no assento traseiro também é inédita no mundo.
Os assentos traseiros possuem ainda função "Relaxamento" e para isso utilizam bolsas de ar integradas no encosto e na almofada do assento. Elas são infladas para aplicar pressão localizada ao corpo do ocupante, ao mesmo tempo que aplicam calor nas áreas do ombro e da parte inferior das costas. O ocupante pode selecionar entre três programas ("Relaxar", "Alongar" e "Simples") e quatro para áreas específicas ("Tronco superior", "Tronco inferior", "Ombros" e "Lombar").
Outra novidade da nova geração do LS é a suspensão pneumática com função de acesso. Ativada ao destravar as portas do carro com a chave inteligente, o modo de acesso eleva o veículo em até 30 mm e amplia o assento do banco para receber o motorista. O Lexus LS 2018 estará à venda no Brasil a partir do segundo trimestre do ano que vem. Nos Estados Unidos, ele será comercializado a partir de fevereiro, com preços a partir de 75 mil dólares.
Lexus LS 500 - 2018
Motor: V-6 3,5 biturbo
Combustível: Gasolina
Potência e torque: 421 cv e 61,2 kgfm
Câmbio: Automático, 10 velocidades
Comprimento: 5,23 m
Distância entre eixos: 3,12 m
Tração: Traseira (Integral opcional)
Número de lugares: 5
Porta-malas: 480 L (sem ar condicionado traseiro)
Tanque: 82 L
Autonomia máxima: 802 km
Peso: 2.155 kg com suspensão a ar e tração traseira
Preço: Não definido (a partir de US$ 75 mil nos EUA).