Revista Encontro

Encontro Décor | Projetos Corporativos

Conheça projetos arquitetônicos para ambientes corporativos

É fundamental investir na arquitetura de lojas, escritórios e clínicas para captar clientes e estar em sintonia com as novas exigências de mercado

Geórgea Choucair
Ambiente da clínica de estética Donaire: biombo, a parede de jardim e as cadeiras na cor lilás e dourado ajudam a dar um ar acolhedor, alegre e de serviço de alto padrão - Foto: Rosana Braga/Divulgação
Em tempos de economia retraída, é aconselhável deixar os projetos corporativos de arquitetura de lado, à espera de dias melhores. Verdade? Nada disso! Dar uma "nova cara" ao negócio é um passo importante para atrair clientes e estar em dia com as novidades do mercado, deixando a marca e o ambiente de trabalho atuais, leves e mais confortáveis. Afinal, o espaço onde as pessoas trabalham influi muito na produtividade, humor e percepção da empresa pelos clientes.

Um ambiente acolhedor, alegre e com o serviço de alto padrão. Essa foi a mensagem que a arquiteta Bárbara Impelizieri Moura da Silveira quis passar ao fazer o projeto da clínica de estética Donaire, no Vila da Serra. Logo na entrada, já é possível sentir o charme proporcionado pela iluminação amarelada e as portas em MDF em sintonia com a parede coberta de jardim, que separa a recepção da área de serviço. "Tentamos equilibrar os elementos naturais para dar vida ao espaço", diz Bárbara.

Pendente dourada com cristais, iluminação indireta e cadeiras dos designers Charles e Ray Eames: elementos que compõe a elegância e sofisticação da sala de atendimento da clínica Donaires - Foto: Rosana Braga/DivulgaçãoNa lateral, um biombo cinza claro vazado e colocado do piso ao teto divide a recepção da sala de espera, que tem uma parede e janela na parte de trás. "É uma forma de dar um pouco de privacidade a quem vai fazer o procedimento e ao mesmo tempo permite a visibilidade da clínica como um todo", afirma Bárbara. As cadeiras na cor lilás e dourado conferem elegância e delicadeza ao ambiente.
"O lilás é uma cor leve e tranquila e o dourado representa o alto padrão de serviço da clínica", explica a arquiteta.

Na sala de atendimento, o pendente com acabamento em tom dourado e de cristais dá um ar sofisticado e ajuda a retratar o estilo clássico da marca. A iluminação é indireta, o que deixa o ambiente mais aconchegante e agradável. As cadeiras dos designers Charles e Ray Eames, na mesa de atendimento, dão elegância e sofisticação ao ambiente.

A nova sede do escritório de advocacia Vilas Boas Lopes Frattari: parte central do escritório é aberta e as salas possuem divisória acústica em vidro, permitindo luz natural em todos os ambientes - Foto: Samuel Mendes/DivulgaçãoA nova sede do escritório de advocacia Vilas Boas Lopes Frattari Advogados, no Gutierrez, tem um projeto com conceito bem diferente do anterior, na Savassi. É mais transparente, com áreas internas integradas e as salas dos sócios têm paredes de vidro, o que permite que sejam vistos por todos os funcionários. "Foi uma forma de deixar a hierarquia mais leve. Os sócios queriam comunicação com toda a equipe", afirma a arquiteta Mariana Belizário, sócia do escritório Piazza e Belizário Arquitetura, responsável pelo projeto.

Logo na entrada, é possível avistar parte do interior do escritório, através das divisórias em vidro e madeira natural Noce Canaletto. O piso do amplo espaço é em porcelanato e vinílico e as cadeiras, de Gustavo Pianneti. Na parede do balcão foi usada a pedra Limestone Saint Remmy. A parte central é aberta e ocupada pelos estagiários e colaboradores. As salas possuem divisória acústica em vidro, permitindo luz natural em todos os ambientes. As reuniões internas são feitas na biblioteca, com móveis de madeira natural carvalho. É lá que ficam os livros dos donos do escritório e ainda a parte de arquivo. "O bom layout de um escritório, com circulação interna adequada e eficiência técnica, ajuda muito na rotina e prazer do trabalho", observa Mariana.
E os clientes, diz, sentem também no ambiente a solidez da empresa.

O novo espaço da Franccino Móveis tem três andares sem pilastras: é visível mesmo para quem está na rua e os clientes têm facilidade para circular e visualizar os produtos - Foto: Henrique Queiroga/DivulgaçãoA recém-inaugurada loja conceito da Franccino Móveis, de área interna, trouxe um design de arquitetura diferente e inovador, associando tecnologia ao trabalho artesanal e matéria-prima sustentável. O projeto, do premiado arquiteto David Guerra, usa muita madeira ripada e a iluminação futurista foi desenvolvida especialmente para a loja, com circuito de LED acoplado e padronização de cores no showroom, com baixo consumo de energia.

A fachada da loja, na rua Marília de Dirceu, em Lourdes, é de alumínio com pintura na cor ferrugem. De acordo com a posição que a pessoa está, enxerga os painéis de cor diferente. "É como um camaleão, dependendo do lugar, muda de cor", afirma Adriano Francino, um dos sócios-fundadores da rede, que tem seis lojas (em MG e SP) e cinco fábricas (em Cláudio, no interior do estado) de móveis internos e externos. O novo showroom em Belo Horizonte é o mais moderno da rede e a partir de 2019 a marca quer começar a reformular as demais unidades  conforme esse modelo, assim como as futuras franquias em outros estados. O espaço tem três andares sem pilastras, é visível mesmo para quem está na rua e os clientes têm facilidade para circular e visualizar os produtos.

A Riolax, que atua no segmento de banheiras, spas e ofurôs, repaginou seu showroom e dobrou de tamanho para anunciar o novo leque de produtos. O espaço inovador chegou com o anúncio da parceria com a japonesa TOTO, maior fabricante de louças e metais do mundo. Os ambientes estão mais modernos e com espaços voltados para a experimentação do cliente.

A Riolax acaba de inaugurar o espaço Concept Bath Store: clientes podem não apenas acompanhar a demonstração dos produtos, mas também experimentá-los - Foto: Alexandre Rezende/EncontroEntre os novos lançamentos está o maior spa em acrílico do Brasil (2,70 m de comprimento por 2,50 de largura). Colocado no ambiente Spa Curie, ele tem um piso de vidro com iluminação interna e vegetação decorativa, que dá ideia de spa flutuante. No ambiente há também fitas de LED no teto e na parede, que permite o uso de luzes de várias cores.
Na parede, a pintura texturizada com brilho cinza ressalta o ar de ambiente tecnológico.

A TOTO possui produtos de alta tecnologia, com balanceamento de pressão no banho, de forma a não perder o desempenho na ducha. Há ainda a bacia com assento eletrônica, com regulagem de temperatura, luz interna, odorização e controle remoto, que controla a ducha de higienização. Além disso, os assentos são equipados com sensor de aproximação com levantamento e fechamento automático da tampa, descarga e higienização automática, desodorizador e ionizador de ar. No Spa Taylor a parede é de tijolinho com prateleiras com plantas naturais e adornos rústicos. No chão foi usada grama sintética. "O objetivo é mostrar a realidade de Minas Gerais, com ambientes que oferecem aconchego e ideia de campo", diz Thiago Greco, franqueado da Riolax em Belo Horizonte, com o sócio Fabiano Souza.

A loja acaba de inaugurar ainda o espaço Concept Bath Store, onde os clientes podem não apenas acompanhar a demonstração dos produtos, mas também experimentá-los. No ambiente há banheira dupla, três tipos de chuveiros, televisão, frigobar e cama de massagem. "Tentamos criar ambientes de acordo com a realidade das pessoas, de forma que se sintam em sua própria casa", diz Thiago..