Marcos Kutova, professor e diretor da PUC Minas Virtual: "Quem quer fazer um curso EaD na PUC precisa estar preparado. Tem de dedicar pelo menos 20 horas de estudo por semana" - Foto: Rafael Calixto/DivulgaçãoPassar horas em sala de aula e ficar preso em engarrafamentos a caminho da escola. Nem todo mundo tem disponibilidade para ir e voltar de uma faculdade todos os dias. Mas na era da internet, mais e mais pessoas estão trocando a sala de aula pelo
ensino a distância, conhecido pela sigla
EaD. Segundo dados do
Censo da Educação Superior, a porcentagem de estudantes que escolheram a modalidade
EaD para fazer uma
graduação passou de 15,4%, em 2007, para 33,3%, em 2017.
Os cursos de graduação a distância existem no Brasil desde a década de 1990. Mas foi a popularização do acesso à internet, por banda larga ou 4G, que possibilitou um boom nesse mercado. "A parte que mais me atende é a flexibilidade. Posso estudar de manhã, no ônibus ou no horário de almoço", diz Fabiana Maia, aluna de administração na Faculdade Arnaldo. O preço também é outro fator que atrai os estudantes, pois as mensalidades de cursos EaD são geralmente 50% mais baratas que as tradicionais.
Eliane Palhares, diretora do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG: "A utilização de novas tecnologias possibilitou o rompimento de barreiras geográficas, sociais e econômicas, trazendo várias pessoas que estavam afastadas das universidades para dentro do meio acadêmico" - Foto: Alexandre Rezende/EncontroMas nem tudo é feito de casa.
A distribuição de pontos é dividida entre as tarefas entregues pela internet e as provas, realizadas nos polos de
ensino das
instituições. Na
PUC Minas,
ensino a distância não é nenhuma novidade. No último mês de agosto, a universidade comemorou o aniversário de 20 anos da
Diretoria de Ensino a Distância, também conhecida como
PUC Minas Virtual. O departamento começou enviando CDs e apostilas pelo correio aos
alunos, para compensar as limitações da época. Há duas décadas, apenas uma em cada cinco casas brasileiras tinha computador - e só 13% das residências tinham acesso à internet.
Em 2006, a PUC Minas criou seu primeiro curso de graduação a distância. Hoje, a universidade tem 1.200 alunos matriculados em administração e ciências contábeis. Todo o material didático, como apostilas de exercícios e videoaulas, é disponibilizado para os estudantes através da plataforma online da escola. "O portal também ajuda a identificar quais são os alunos que estão com dificuldade", diz o professor e diretor da PUC Minas Virtual, Marcos Kutova. Ele conta, ainda, que os estudantes costumam ter um perfil bem definido: pessoas com 30 anos ou mais, já inseridas no mercado de trabalho, principalmente em cargos de gestão. Mas, a característica mais requerida ao estudante não tem a ver com idade ou emprego: "Quem quer fazer um curso EaD na PUC precisa estar preparado para estudar", alerta o professor. "Tem de dedicar pelo menos 20 horas de estudo por semana."
Lucimary Lage, presidente e fundadora do Ipemig: 60 mil alunos distribuídos nos 350 cursos da escola, em áreas como direito, administração, pedagogia e saúde - Foto: Ipemig/DivulgaçãoAs universidades federais também contam com
cursos EaD. "A primeira oferta de
graduação a distância da
UFMG foi em 2008, com a criação da Universidade Aberta do Brasil", diz a professora Eliane Palhares, diretora do Centro de Apoio à Educação a Distância. "A utilização de novas tecnologias possibilitou o rompimento de barreiras geográficas, sociais e econômicas, trazendo várias pessoas que estavam afastadas das universidades para dentro do meio acadêmico." Atualmente, a
UFMG oferta os
cursos de ciências biológicas,
química,
geografia e
matemática, com a realização de
atividades em
laboratórios nos
polos de ensino, quando necessárias.
Novidade quando o assunto é a
EaD, a
Faculdade Arnaldo começou a disponibilizar
cursos de graduação a distância no começo deste ano.
Estão na grade as faculdades de administração, ciências contábeis, ciências econômicas e turismo. "Apesar de sermos uma
instituição tradicional, também precisamos nos atualizar com o uso das novas tecnologias", afirma o professor e diretor João Guilherme Porto. Hoje, a
Faculdade Arnaldo possui cerca de 300
alunos matriculados nos
cursos EaD e está investindo pesado nas videoaulas, para tornar o aprendizado mais agradável. "Construímos o nosso próprio estúdio e contratamos um ator para ajudar a orientar os professores sobre como se portar diante de uma câmera", diz João Guilherme.
João Guilherme Porto, diretor da Faculdade Arnaldo: "Contratamos um ator para ajudar a orientar os professores sobre como se portar diante de uma câmera" - Foto: Luciano Figueroa/DivulgaçãoEspecializado em
pós-graduação, o
Ipemig tem cerca de 60 mil
alunos matriculados em seus 350
cursos, de áreas como direito, administração, pedagogia e saúde. "A ideia surgiu há 10 anos, quando eu trabalhava como supervisora da rede municipal em escolas de periferia", diz Lucimary Lage, presidente e fundadora do Ipemig. "Os professores queriam fazer pós-graduação, para avançar na carreira, mas não tinham tempo." E o projeto teve uma aceitação rápida: "No terceiro mês, já tínhamos 13 turmas montadas.
Há coisas que a internet, claro, não consegue substituir. "Para alguns alunos, o ensino presencial ainda é fundamental, por causa do convívio social e da possibilidade do networking da sala de aula", diz Marcos Kutova, da PUC Minas Virtual. Uma solução talvez seja a união dos dois mundos. Até 20% da carga horária dos cursos presenciais nas universidades pode ser composta por matérias a distância. Para Marcos, no futuro o ensino presencial também usará várias das ferramentas do EaD, como o uso de dados e de inteligência artificial para identificar as dificuldades dos alunos.
Vantagens do EaD
- Otimização do tempo
- Custo reduzido
- Possibilidade de estudar em qualquer lugar
- Presença em cidades menores
- Mesma validade do diploma presencial
Desvantagens do EaD
- Exigência maior de disciplina dos alunos
- Menor possibilidade de networking
- Falta de contato com professores face a face
- Preconceito do mercado
- Dependência de conexão com a internet
.