Essa é a última grande novidade do Expominas, construído em 1998 e que já vinha acumulando uma série de notícias importantes. Em 2018, o centro foi concedido à iniciativa privada. Antes, quem tocava a gestão era a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). A Nutribom, empresa vencedora da licitação, convocou uma equipe para comandar o gigante de 72 mil metros quadrados de área construída. "Recebemos esse avião em pleno voo. Antes de tomarmos qualquer decisão precisávamos entender quem usava esse equipamento", diz a relações públicas e produtora de eventos Márcia Ribeiro (dona da empresa Nó de Rosa), que assumiu a diretoria de marketing e negócios do Expominas.
A partir das conversas com clientes do local, a nova gestão passou 2018 e 2019 adaptando o espaço para melhor atendê-los. Em 2020, diz Márcia, é hora de trazer novidades para o grande público. Está na mira dela, por exemplo, oferecer lojas de conveniência no local, entre outros serviços. Em 2019, passaram por lá cerca de 1,2 milhão de pessoas. "Quase dobramos o número de eventos", diz Márcia, que acredita que em 2020 a tendência será aumentar ainda mais os compromissos ali.
Há seis meses, aterrissou no Expominas outra cara nova. Lucas Guimaraens, formado em direito e filosofia, assumiu a diretoria de relações institucionais. Embaixador da Unesco, Lucas acompanhou de perto os trâmites que culminaram no casamento com o braço das Organizações das Nações Unidas (ONU). "Agora, eventos que acontecem em Paris, por exemplo, onde é a cidade-sede da Unesco, podem ser realizados aqui", diz. Para se ter uma ideia do esforço que foi feito para isso acontecer, Lucas compara com o processo que envolveu o Conjunto Moderno da Pampulha, que em 2016 recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pelo mesmo organismo internacional. "Atendemos a um conjunto de critérios extremamente complexos, o que só aumenta a nossa responsabilidade e a importância do Expominas", afirma Lucas.
A meta dos atuais gestores, agora, é diversificar o público do espaço. "Queremos colocar o Expominas como alternativa para eventos que repensem a nossa vocação", diz Márcia. Uma das ideias é trazer congressos e encontros sobre tecnologia e shows, que podem ser realizados no galpão Arena, que hoje tem capacidade para 2 mil pessoas, mas deve aumentar para 5 mil, após a realização de obras. Para este ano, já estão previstos eventos de porte internacional, como o Encontro Mundial e Temático de Cátedras de Cultura da Unesco, O Encontro de Gastronomia, e o Encontro do Patrimônio Imaterial Físico.
Lucas e Márcia são também os gestores da Mineiraria, criada em 2018 pelo governo de Minas, para incentivar a cadeia produtiva e gastronômica do estado. Expominas e Mineiraria, portanto, se tornaram parceiros. Quis o destino ainda que Belo Horizonte conquistasse o título de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco, no fim de 2019. Espera-se, portanto, que o Expominas se transforme em palco de eventos que mostrem para os mineiros e para o mundo o que o estado tem de melhor.
Enquanto isso, no Minascentro...