O 500 elétrico foi lançado no final de agosto na Itália, com início de vendas em outubro e com um alento para o mercado brasileiro. Os planos de trazer o 500 elétrico para o Brasil foram retomados. A informação, que está no material de divulgação da montadora, é que "o modelo, em sua terceira geração, será lançado no Brasil em 2021". Entre as peças de divulgação do Novo 500 "la Prima" viralizou na internet um vídeo com o presidente global do Brand Fiat, Olivier François, que protagonizou o primeiro test drive do modelo levando a novidade a 40 locais de Turim, berço italiano da Fiat.
A viagem começa na fábrica de Mirafiori, onde os carros da Fiat são fabricados há 81 anos. Inaugurada em 1939, a planta de Turim marcou o início da produção moderna da Fiat e ainda é uma das fábricas automotivas europeias mais antigas em atividade. Um novo capítulo começa agora com a produção da terceira geração do 500. Cerca de 1.200 pessoas vão trabalhar exclusivamente na fabricação do modelo. A capacidade de produção será de 80 mil unidades por ano, que poderá aumentar conforme a demanda. No total, entre custos de design, desenvolvimento, engenharia e a construção da linha de produção, o investimento representa um valor de mais de 700 milhões de euros.
É destaque no Novo 500 o teto solar panorâmico de vidro. A traseira do Novo 500 "la Prima" se destaca por sua porta, agora mais pronunciada, para melhorar a eficiência aerodinâmica. O modelo está disponível em três pinturas exclusivas, inspiradas nos elementos fundamentais da natureza: Ocean Green (perolado), que lembra o mar; Cinza Mineral (metálico), para a Terra; e Celestial Blue (três camadas), para o céu. Tudo decorado com faróis Full LED, rodas de 17 polegadas, inserções cromadas nas janelas e painéis laterais, além de forro em couro ecológico, que também envolve o painel e os bancos.
O 500 elétrico é equipado com o Sistema de Assistência Avançado ao Motorista (ADAS) e inclui controle de cruzeiro adaptativo (iACC, Intelligent Adaptive Cruise Control), para frear ou acelerar em resposta a qualquer obstáculo que encontre; centralização da faixa; Intelligent Speed %u200B%u200BAssist, que lê os limites de velocidade detectáveis %u200B%u200Be recomenda aplicá-los; Urban Blind Spot, que usa sensores ultrassônicos para monitorar pontos cegos e alertar o motorista com uma luz de aviso triangular caso outro veículo se aproxime; Attention Assist, que emite avisos no visor, recomendando ao motorista parar e fazer uma pausa quando estiver cansado; e sensores 360°, que proporcionam uma visão de drone para auxiliar o motorista ao estacionar o carro ou realizar manobras complexas.
A FCA anuncia que "é a autonomia e o tempo de carregamento reduzido que fazem a diferença" no Novo 500. As baterias de íon-lítio com capacidade de 42 kWh garantem até 320 quilômetros no ciclo combinado WLTP e até 458 quilômetros no ciclo urbano. Para otimizar o tempo de recarga, o Novo 500 "la Prima" inclui sistema de carga rápida em corrente contínua de até 85 kW, para recarregar a bateria muito rapidamente. Dessa maneira, são necessários apenas 5 minutos para gerar uma reserva de energia suficiente para viajar 50 quilômetros dentro da cidade. E a carga rápida também pode reabastecer a bateria em 80% em apenas 35 minutos. Para os que tiverem uma garagem onde guardar o carro à noite, a "wall box", tomada própria para o carregamento da bateria, faz parte do pacote de equipamentos oferecidos no ato da compra do modelo. No vídeo entende-se que o valor desse item já está incluído no preço do carro.
O serviço Dream Garage da Fiat está, por enquanto, disponível na Itália, França, Bélgica, Áustria, Alemanha, Reino Unido, Espanha, País Baixos e Polônia. Reserva feita, os carros estarão disponíveis nos 300 centros de aluguel (Leasys centers) nas principais cidades e em aeroportos e estações de trem na Itália. Nos outros oito países, os carros da Dream Garage serão gerenciados por meios da rede de concessionários. No Brasil, a Dream Garage ainda é apenas um sonho. Mas esse sistema, assim como o carro por assinatura, faz sem dúvida parte do "novo normal" no mundo da mobilidade. É questão de tempo.
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