Confira os homenageados na categoria Padaria:
Boníssima
Essa capacidade de se reinventar fez toda a diferença durante a quarentena. Logo quando a pandemia deu os seus primeiros sinais em Belo Horizonte, a rede de padarias começou a planejar como faria para sobreviver ao período. "Não foi fácil, pois era um momento em que a gente ainda estava descobrindo como o vírus ia nos afetar. Foi na coragem, na tentativa e erro", conta Luiza. Sem poder receber mais os clientes para um café ou para um almoço, a unidade da Boníssima do Vila da Serra remodelou o seu espaço, abrindo lugar para uma seção de hortifrúti. Também adicionou ao empório produtos mais presentes no dia a dia dos consumidores. A pandemia modificou certos padrões de consumo. Além de intensificar o delivery, a Boníssima apostou na criação de kits para ocasiões especiais. Para o cliente, era necessário apenas finalizar a receita em casa, como a fondue. "É uma experiência legal, que promove uma quebra gostosa na rotina da quarentena", afirma Luiza.
Com suas unidades já abertas ao público com todos os protocolos de segurança necessários, a Boníssima apresenta uma nova linha de produtos: o Sou(l) Mediterrâneo, criado pelo chef Felipe Caputo. "Em uma viagem de pesquisa que fizemos aos EUA, vimos essa tendência de lugares vendendo comidinhas mais leves, para comer em um bowl moderno ou para serem levadas", diz Luiza.
Alameda Oscar Niemeyer 1355, Vila da Serra
(31) 3264-9694
Av. Raja Gabaglia 220, Gutierrez
(31) 98798-6857
Praça José Cavalini 50, Coração de Jesus
(31) 98453-3432
Verdemar
Quem fez compras na rede nos últimos meses pode observar que os protocolos de segurança são assunto sério dentro dos supermercados. Distância, tótens com álcool em gel, capacidade reduzida. Em agosto, o Verdemar foi além na limpeza dos carrinhos e inovou ao planejar e produzir uma cabine de desinfecção, na qual o fiel escudeiro nas compras é higienizado por um jato composto por quaternário de amônio e biguanida, solução utilizada pelos próprios hospitais que tratam da Covid-19.
A pandemia afetou diretamente o funcionamento da padaria, que passou a vender seus produtos já embalados. "O perfil de consumo mudou também", conta Alexandre. "As pessoas passaram a vir menos e fazer compras maiores, dando prioridades para itens que durassem mais em casa." Logo, a venda dos congelados aumentou bastante. Entre eles, o premiado pão de queijo do Verdemar, vencedor da Encontro Gastrô por cinco anos consecutivos, desde a criação da categoria que elege a melhor versão da receita tradicionalmente mineira. O segredo por trás do sucesso? "Quantidade de queijo e respeito à receita", diz Alexandre Poni. Agora, a rede de supermercados já está se preparando para a temporada de Natal, com várias receitas de panetones, doces e salgados. Afinal, pandemia nenhuma vai impedir a chegada das gostosuras do Bom Velhinho.
Av. Nossa Senhora do Carmo 1.900, Sion
(31) 2105-0101
E mais 14 endereços na cidade
Casa Bonomi
Porém, a chegada da pandemia impactou profundamente o funcionamento da padaria. A mudança no comportamento dos consumidores e os horários restritos acabaram afetando as mesas coletivas, onde era possível apreciar um bom croissant com um café, sem pressa. "Durante muito tempo, eu só pude receber clientes para comprar pão", lembra a empresária. A adaptação ao mundo do delivery se mostrou como uma tarefa complicada. "Eu tomo todo cuidado com as embalagens. Alguns dos nossos produtos são bem delicados e não resistem muito bem a um transporte com muitos trancos".
De portas abertas para o público, que retorna pouco a pouco à procura de uma mesa para almoçar ou tomar um cafézinho na parte da tarde, Maria Paula Bonomi agora aposta em uma mudança de comportamento bem maior. "Essa pandemia nos fez refletir sobre o que é importante. Antes, era tudo tão lotado. Acho que agora, as pessoas vão sair menos, optando por momento de qualidade ao invés de quantidade".
Av. Afonso Pena 2.600, Funcionários
(31) 99206-2772
Casa Grão
A dupla de empresários encontrou o que considera o ponto perfeito para o seu empreendimento, no coração do bairro Santo Agostinho. "Estamos de frente para o Mater Dei, no mesmo prédio do Banco Inter, perto da Cemig, do Bernoulli e da Praça da Assembleia. A localização é perfeita", diz Emerson. Além da padaria, a Casa Grão também possui nos seus 1,2 mil metros quadrados setores de salgados, confeitaria, sushi, salada, café, chope, pizza, lanchonete, restaurante e mesas para 280 pessoas. Os fornos estavam a mil. Até que veio a pandemia e, com ela, o home office. As grandes empresas vizinhas da Casa Grão logo ficaram desertas, e as ruas, vazias. Em abril, a padaria registrou queda de 70% em seu faturamento. "Foi o fundo do poço, mas, logo em seguida, tomamos medidas para que isso não se repetisse", diz Emerson. A padaria reinventou a sua divisão de setores, ganhando empórios com mais opções e inaugurando uma seção de hortifruti. "Também criamos um aplicativo próprio para entregas."
O faturamento dos meses seguintes melhorou bastante com as inovações, mas a pandemia ainda tinha algumas surpresas guardadas para os empresários. Em junho, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais estimou que o próximo mês registraria o pico da pandemia no estado. "Não tivemos dúvida: fizemos um lockdown da Casa Grão durante julho", afirma Emerson. "Era a decisão certa. Afinal, o lado humano é muito mais importante que o financeiro." Depois de ficar 30 dias com as portas fechadas, a Casa Grão reabriu para os clientes e para o delivery. "As empresas da região também foram voltando, pouco a pouco. Agora já começamos a ver a luz no fim do túnel, com o faturamento aumentando a cada mês."
Rua Gonçalves Dias 2.647, Snato Agostinho
(31) 3500-8535
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