Revista Encontro

ECONOMIA

Alto poder aquisitivo atrai os mais modernos investimentos ao Vila da Serra

Colégios, faculdades e centros de compras completos se dão bem no bairro

Daniela Costa
Audacioso, o Himalaya Town Center reunirá no mesmo espaço torres residenciais e corporativas, além de hospital, faculdade shopping center, centro de convenções, teatro de arena e praça: investimentos de 1 bilhão de reais - Foto: Divulgação
De uma coisa, ninguém discorda: morar no Vila da Serra ou no Vale do Sereno é um privilégio. Por lá os chamados condomínios-resort, compostos por vistosas torres residenciais e completas áreas de lazer, despertam o interesse de compradores de dentro e fora da capital mineira. O alto poder aquisitivo dos moradores atrai desde a bons colégios e faculdades a completos centros de compras. Com investimento expressivo em infraestrutura e serviços, a região localizada no chamado vetor sul da grande BH se transformou na menina dos olhos para quem deseja comprar ou investir. Aliando a modernidade dos grandes centros com a tranquilidade e aconchego das regiões mais afastadas e conectadas à natureza, se tornou sinônimo de morar bem.

> Leia mais: Vila da Serra e Vale do Sereno surfam no excelente momento do mercado imobiliário

É nesse paraíso urbano que a Everest Empreendimentos lançou o  Himalaya Town Center com a proposta de revolucionar a região. Com investimentos de 1 bilhão de reais, o projeto audacioso reunirá no mesmo espaço torres residenciais e corporativas com alto padrão de qualidade, além de hospital (do grupo Oncoclínicas), faculdade (Fumec), shopping center, centro de convenções, teatro de arena, praça com 20 mil metros quadrados de jardins e pista de corrida de 1 quilômetro de extensão, além de um estacionamento para 2,5 mil veículos. A expectativa é de que sejam gerados cerca de  2,5 mil empregos diretos.

Centro comercial com 50 lojas que está em construção na Alameda Oscar Niemeyer, pela Caparaó: Mall Belvedere, projetado pelo escritório do arquiteto Bernardo Farkasvölgyi, foi totalmente comercializado ainda antes do lançamento - Foto: Divulgação"Em 2007, meu pai deu início ao projeto de transformação do bairro ampliando os lotes, abrindo ruas, investindo em iluminação subterrânea, galerias de esgoto", diz o empresário Alberto Freitas Ramos Júnior, da Somar 4, empresa de loteamento e consultoria imobiliária. "Sem dúvidas, o Himalaya será um novo divisor de águas para a região." Localizado na Alameda Oscar Niemeyer, o empreendimento também conta com o investimentos da Cedro Participações, Makalu Participações e Fumec.
O projeto do arquiteto Bernardo Farkasvölgyi segue a linha sustentável e prevê uma estação própria de tratamento de esgoto, além da otimização do uso dos recursos naturais.

A Faculdade Milton Campos, adquirida pelo Grupo Ânima em 2021, prepara o lançamento da Law Village, no campus do Vila da Serra: "Será um ensino de ireito único no Brasil, com simulações práticas, aulas abertas e as melhores parcerias", diz Tatiane Puiati, diretora executiva da escola Brasileira de Direito (Ebradi) - Foto: DivulgaçãoOutra preocupação seriam os impactos gerados no trânsito local. A solução pensada foi o alargamento da MG-030 abaixo da linha férrea, que contará também com um viaduto ligando a rodovia estadual à BR-356. As medidas seriam necessárias para reduzir a intensidade do fluxo de veículos registrado no trevo do BH Shopping. Segundo a  Everest, as propostas não interferem nas decisões tomadas sobre o Parque Linear, área verde localizada no limite entre os municípios de Nova Lima e Belo Horizonte, no bairro Belvedere. A previsão para o início das obras é o segundo semestre deste ano, mas a chegada das máquinas ainda depende de obtenção de licenças e demais autorizações dos órgãos públicos envolvidos.

> Leia mais: Vila da Serra se tornou um importante polo de saúde em MG

Márcio Horta,  diretor geral, do colégio Santo Agostinho, há 15 anos no Vale dos Cristais:  "Quando surgiu a oportunidade de instalarmos uma unidade em Nova Lima, não tínhamos dúvidas de que estaríamos participando do desenvolvimento de uma importante região do nosso estado" - Foto: DivulgaçãoE não vão faltar boas opções de comércio e serviços para atender aos moradores. A construtora Caparaó já iniciou as obras de um centro comercial na Alameda Oscar Niemeyer, com 50 lojas. O empreendimento, batizado de Mall Belvedere, também projetado pelo escritório do arquiteto Bernardo Farkasvölgyi, foi totalmente comercializado antes mesmo do lançamento. Com inauguração prevista para novembro, o mall de alto padrão deve começar a locação dos espaços em breve.

Uma construção que promete se transformar em um cartão-postal no Vila da Serra é o templo definitivo da Paróquia Bom Jesus do Vale: "O mais bonito da construção de uma igreja é ver a comunidade que se constrói junto", diz o padre Alexandre Fernandes, que já reza missas na estrutura provisória. No detalhe, perspectiva artística do arquiteto Gustavo Pena - Foto: DivulgaçãoOutra construção que promete se transformar em um cartão-postal da região é o templo definitivo da Paróquia Bom Jesus do Vale, dirigida pelo padre Alexandre Fernandes. O projeto do templo é do arquiteto Gustavo Penna, que propôs uma estrutura moderna, com uma grande janela de vidro para integrar a igreja à bela paisagem natural do entorno, um espelho d’água e uma ampla praça. As obras ainda estão em sua primeira etapa, na parte inferior do templo, onde estão sendo construídos os espaços de evangelização e catequese, com várias salas e auditório para receber projetos da comunidade. No espaço também será abrigada a secretaria paroquial e toda parte administrativa. Quando estiver pronta, a ideia é que a igreja  tenha 4 mil metros quadrados de área construída, capacidade para 940 lugares na nave, 220 no mezanino e 64 na capela. Mas nem só de ferro e concreto se faz uma igreja.
"O mais bonito da construção de uma igreja é ver a comunidade que se constrói junto", diz o pároco Alexandre.

No Vila da Serra desde 1988, a Fundação Logosófica prepara para a instalação do primeiro colégio da rede na região: mais de 20 mil metros quadrados construídos - Foto: DivulgaçãoNo Vila da Serra desde 1988, a Fundação Logosófica se prepara para a construção do primeiro colégio da rede na região. Com previsão de mais de 20 mil metros quadrados construídos, o projeto contará com amplas edificações, espaços abertos e arquitetura moderna, além de disponibilizar horário estendido, com atividades variadas. As obras já estão em andamento, com expectativa de inauguração da unidade já nos próximos anos. "Além de atender à crescente demanda de jovens e pessoas que sentem necessidade de estudar e adquirir os conhecimentos que são oferecidos pela logosofia no bairro, observamos um crescente interesse de pais e educadores por nossa pedagogia", diz Liara Sia Moreira Salles, diretora do Colégio Logosófico González Pecotche, unidade BH-Funcionários, e coordenadora geral do Sistema Logosófico de Educação do Brasil e Argentina.

> Leia mais: Vila da Serra abriga diversos bares e restaurantes que são referência

Outra instituição de destaque se prepara para expandir suas atividades no Vila da Serra. Com inauguração prevista para o primeiro semestre deste ano, a Faculdade Milton Campos, adquirida pelo Grupo Ânima em 2021, se prepara para lançar a Law Village, vila educacional jurídica que atenderá cerca de 900 estudantes. "Será um ensino de direito único no Brasil, com simulações práticas, aulas abertas e as melhores parcerias dentro e fora do ‘Ecossistema Ânima", diz Tatiane Puiati, diretora executiva da Escola Brasileira de Direito (Ebradi) e da vertical de Ciências Jurídicas da Anima. O espaço contará com salas imitando tribunais, gabinetes de promotores e de juízes, além de escritórios de advocacia. Os estudantes também terão acesso a processos eletrônicos de domínio público.

Em um investimento de 30 milhões de reais, a rede de Supermercados BH inaugurou uma moderna loja com 2 mil metros quadrados no Vale do Sereno. "O sucesso do BH é ter preço justo, onde todos podem comprar", diz Pedro Lourenço de Oliveira, fundador da rede - Foto: DivulgaçãoHá 15 anos no Vale dos Cristais - e quase nove décadas de história em Minas Gerais -, o Colégio Santo Agostinho já é tradição na região e retribui a confiança com excelência no ensino e credibilidade. No início do ano, a instituição foi destaque no SXSW Innovation Awards 2022, um dos maiores prêmios de inovação e interatividade do mundo. "Quando surgiu a oportunidade de instalarmos uma unidade em Nova Lima, não tínhamos dúvidas de que estaríamos participando ativamente do desenvolvimento de uma importante região do nosso estado", diz Márcio Horta, diretor geral do Colégio Santo Agostinho.
Para ele, vários fatores contribuíram para o crescimento constante e sustentável da unidade no bairro, dentre eles, a adoção de uma estratégia de crescimento que fortaleceu a oferta de vagas na educação infantil e no ensino fundamental. A escola, que iniciou com 282 alunos, hoje conta com cerca de 2,3 mil estudantes. Outro colégio que deve em breve estará na região é o Bernoulli. As obras de construção de uma unidade no Vale do Sereno estão previstas para serem iniciadas este ano.

Fábio Henrique Generoso, sócio do Supermercado da Carne, que inaugurou uma loja-conceito na região no fim do ano passado: "O público da região é muito exigente e, além de trazermos para cá nossa expertise, fechamos parcerias bem interessantes, a exemplo do armazém Roça Grande e da Carapreta, especializada em cortes da raça angus" - Foto: DivulgaçãoA quantidade de redes de olho na região surpreende. Os Supermercados BH, há 26 anos no mercado mineiro e que encerrou 2021 com 251 unidades, 25 mil funcionários diretos e faturamento de 11 bilhões de reais, inaugurou, no ano passado, sua primeira loja no tal vetor sul. A unidade do Vale do Sereno, às margens da MG-30, tem 2 mil metros quadrados e consumiu um investimento de 30 milhões de reais. O preço praticado, garante o fundador da rede, Pedro Lourenço de Oliveira, é o mesmo que em outros pontos considerados menos nobres, mas a ambientação é única. Outra marca que chegou à região no fim do ano passado é o Supermercado da Carne. Com seis lojas na Grande BH, o açougue fundado em 1986 abriu, também no ano passado, uma loja-conceito no Vila da Serra, com produtos para o dia a dia e opções selecionadas. "Nossa ideia é atender tanto às necessidades cotidianas quanto quem vai fazer um churrasco ou um evento especial", diz o sócio Fábio Henrique Generoso. "O público da região é muito exigente e, além de trazermos para cá nossa expertise, fechamos parcerias bem interessantes, a exemplo do armazém Roça Grande e da Carapreta, especializada em cortes da raça angus." Esse crescimento, pelo que a atração do Vila da Serra e do Vale do Sereno indicam, não deve dar trégua tão cedo...
.