A mais recente acaba de ser anunciada pela General Motors em Detroit (EUA). A montadora norte-americana apresentou uma solução que será padrão em seus veículos elétricos (VEs) da plataforma Ultium, que captura e reutiliza a energia residual da bateria. Por meio desse sistema de recuperação de energia, o aproveitamento dessa sobra pode aumentar a autonomia dos veículos, reduzir a energia de bateria necessária para o aquecimento, permitir seu carregamento mais rápido e até mesmo proporcionar uma condução mais esportiva.
Uma das vantagens do Ultium é reduzir a necessidade de alimentar o sistema de aquecimento e outras funções utilizando a energia armazenada na bateria que atua no motor elétrico, propulsor do veículo. Ao, dessa forma, aliviar a carga de trabalho da bateria, os veículos elétricos da GM ganham uma melhoria na autonomia de até 10%, informa a montadora, colocando os veículos da marca em vantagem sobre concorrentes que utilizam baterias semelhantes, mas sem o sistema de recuperação de energia. Outro benefício do Ultium é que suas capacidades de aquecimento ativo permitem o pré-aquecimento das baterias, antes de plugar na tomada do eletro posto para a recarga, o que torna o procedimento mais rápido e eficiente, informa a GM.
Doug Parks, vice-presidente executivo da GM para desenvolvimento de produto, compras e cadeia de fornecedores, explica que o Ultium é protegido por 11 patentes e quatro publicações. Lembra também que o desenvolvimento dessa tecnologia de recuperação de energia remonta ao primeiro EV da GM, o EV1, no final dos anos 1990, quando os engenheiros da marca desenvolveram pela primeira vez uma bomba de calor para veículos elétricos.
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