Revista Encontro

BEM-ESTAR

Corrida Encontro Delas - Circuito Unimed-BH volta com novidades

A 21ª edição da corrida mais charmosa da cidade está com as inscrições abertas. Evento retorna à Lagoa Seca, no Belvedere

Daniela Costa
A relações públicas Emiliana Fonseca, que já confirmou presença na prova da Lagoa Seca: "Quem me salvou foi a corrida. Foi praticando o esporte que aprendi a ter disciplina, a ser positiva, a ter mais concentração e a me superar diariamente" - Foto: Arquivo pessoal
Um "barato" que não sai caro. O chamado runner's high ou simplesmente o "barato do corredor" traz aquela sensação gostosa de alegria, contentamento, leveza, excitação, euforia e relaxamento. Entre os adeptos da prática, o sentimento é unânime e explica porque quem começa a correr, não quer mais parar. O vício tem explicação. O esporte libera no organismo a endorfina, conhecida como o hormônio do prazer e é responsável por ativar o bom humor, aumentar a resistência e reforçar o sistema imunológico. Uma boa pedida para dar aquela guinada na vida pós pandemia. Então prepare-se! A 21ª edição da corrida Encontro Delas - Circuito Unimed-BH volta recheada de novidades e já está com as inscrições abertas. O evento mais feminino do Brasil está marcado para os dias 9 e 10 de julho na Lagoa Seca, no bairro Belvedere, na zona sul de BH.

"Quem me salvou foi a corrida.
Foi praticando o esporte que aprendi a ter disciplina, a ser positiva, a ter mais concentração e a me superar diariamente", diz a relações públicas Emiliana Fonseca, de 41 anos. Há quatro anos, quando recebeu o diagnóstico de câncer de intestino, pensava nas etapas da doença como uma prova de corrida a ser vencida. "Um dia de cada vez, um quilômetro a cada vez. Aos poucos, fui correndo a prova mais difícil que já enfrentei", diz ela. A cada batalha vencida, pensava no trajeto já percorrido e não na distância para chegar à cura. Foram várias as vezes em que acreditou não ser possível alcançar a linha de chegada. Decidiu aproveitar o percurso para tirar o máximo de aprendizado. Em meio à luta, ao sofrimento e ao medo de perder a própria vida, reuniu forças para criar o projeto ‘De volta na volta’, com o propósito de participar novamente da Volta Internacional da Pampulha. "Eu me lembro que o projeto se transformou em uma campanha linda e foi incrível compartilhar toda a minha angústia de um jeito leve e vitorioso", diz Emiliana.

Uma das opções da charmosa bolsa do kit atleta: mimo esperado com entusiasmo pelas corredoras - Foto: Pádua de Carvalho/EncontroEla guarda uma certeza. "A corrida me ensinou que é possível recomeçar." Hoje o projeto significa "De volta para a vida", pois foi exatamente isso o que ela fez. Sacudiu a poeira e deu a volta por cima. A corrida, diz ela, a ajudou a ressignificar sua existência, mas foi além, influenciando milhares de pessoas que também se superaram espelhadas em sua história. Além das redes sociais, Emiliana propaga sua alegria de viver e gratidão em palestras motivacionais e em campanhas sobre mudanças de hábitos, ressaltando a importância da prática de atividade física.
"O autocuidado é a principal prevenção e a cura para qualquer doença", afirma.

Com percursos de 5 e 10 quilômetros, a 21ª edição da corrida Encontro Delas - Circuito Unimed-BH é uma realização da Revista Encontro, jornal Estado de Minas e TBH Esportes, com patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, Belotur, Unimed-BH, Patrimar, Inter, EPA, e apoio de Manoel Bernardes, Solutions, Ouro Minas, Contorno do Corpo e Village Kids. O evento volta com o tradicional day care, espaço kids para a criançada se divertir, aula de dança, sorteio de prêmios, o disputado kit das atletas e, é claro, toda a garra e beleza da mulher mineira.

Confira a programação da 21ª Encontro Delas

Local: Lagoa Seca, Belvedere
Percurso:  5 km e 10 km
Inscrições: www.encontrodelas.com.br
Dia 09/07 (sábado): Retirada do Kit Atleta (9h às 16h) e Day Care
Dia 10/07 (domingo): Corrida (concentração a partir das 7h30 e largada às 8h30)
.