Revista Encontro

PET

Shoppings de BH investem em espaços exclusivos para animais de estimação

Nos principais centros de compras da capital mineira, a bicharada pode se divertir em segurança, movimentando o mercado pet da cidade

Daniela Costa
A empresária Carolina Condurú Davis e a golden retriever Odila, são assíduos no BH Shopping: "Um dos locais que amamos visitar é o ParCão. O fato de ter estacionamento ao lado, segurança e de ser completamente cercado e ambientado, faz toda a diferença" - Foto: Uarlen Valério/Encontro
O amor pelos animais tem impulsionado vários negócios e a lista de empresas que se tornaram pet friendly na capital mineira é cada vez maior. De olho nessa generosa fatia de mercado que abrange bares, restaurantes, hotéis e uma variedade de estabelecimentos, empresários investem em estratégias cada vez mais ousadas para atrair os tutores. Com os shoppings não é diferente. De amigos dos pets, alguns deles decidiram criar espaços exclusivos para receber os ilustres "clientes" e não economizam nos mimos para fazer a alegria da bicharada. O BH Shopping, no bairro Belvedere, foi um dos pioneiros no segmento  com o chamado ParCão.  Inaugurado em 2021, o espaço tem uma área de 450 metros quadrados própria para o lazer dos animais. Localizado no estacionamento aberto do piso Mariana, sua extensão é toda revestida por madeira e grama sintética. A entrada e o entorno são estruturados de bambu, remetendo a parques públicos.

Por lá todos os pets são bem-vindos e podem se exercitar no circuito que compõe a área do Dog’s Bar, onde mini túneis, rampas e outros brinquedos estimulam o condicionamento físico da bicharada. O local também é equipado com fonte de água filtrada de fácil acesso e sempre  iluminada.
Em sintonia com o meio ambiente e a sustentabilidade, o ParCão possui várias lixeiras de coleta orgânica e reciclável, além de canteiros espalhados por todo o perímetro. Os mimos também se estendem aos tutores que, enquanto assistem seus pets se divertindo, têm a comodidade de rede Wi-Fi, câmeras de segurança, bancos iluminados com carregadores de celular e uma poltrona instagramável, especialmente para selfies com os cães. A permanência no ParCão é permitida somente a animais acompanhados de seus humanos, e raças como Pitbull, Mastim Napolitano, Rottweiler, American Stafforshire Terrier e suas variações, devem usar, obrigatoriamente, coleira-guia, focinheira e enforcador.

A influenciadora digital Madeline Ferreira Neto e a cadelinha Mica, sem raça definida, aprovaram o Pet Park do Shopping Del Rey: "Como moramos em apartamento, é um ótimo lugar para irmos passear para que ela possa interagir com outros pets em segurança" - Foto: DivulgaçãoA empresária Carolina Condurú Davis e a golden retriever Odila, de 4 anos, moram em apartamento e têm uma intensa rotina de passeios. "Um dos locais que amamos visitar é o ParCão. O fato de ter estacionamento ao lado, segurança e de ser completamente cercado e ambientado, faz toda  a diferença", diz a tutora. Abrigando a terceira maior população de pets do mundo - 149,6 milhões de animais de estimação - o Brasil é o sexto país em faturamento com esse mercado, chegando a 59,2 bilhões de reais em 2022, segundo o censo do Instituto Pet Brasil (IPB), um crescimento médio de 14,7% em relação ao ano anterior. Mais do que uma mudança de consciência sobre a importância dos animais, ser pet friendly, de fato, se tornou um bom negócio.

Outro estabelecimento que se rendeu a essa realidade foi o Shopping Del Rey. Localizado na região da Pampulha, há cinco anos o espaço conta com uma infraestrutura completa para atender os animais, com estações de água e cata-cacas em todos os pisos, empréstimo de carrinhos de passeio e um mix de lojas especializadas. Em 2019, o local  inaugurou o primeiro Pet Park fixo e gratuito de um mall da cidade, com espaço arborizado, montado no Estacionamento G (de frente para a avenida Carlos Luz), circuito de agility e várias atrações para os pets e seus tutores. A área de 200 metros quadrados, ao ar livre, é totalmente cercada e decorada com a temática, composta com cenários instagramáveis, bebedouro e espaço de convivência. Quem não sai de lá é a influenciadora digital, Madeline Ferreira Neto e a cadelinha Mica, de 2 anos, sem raça definida. "Como moramos em apartamento, é um ótimo lugar para irmos passear para que ela possa interagir com outros pets. Além de poder correr e se divertir sem me preocupar com carros e outros perigos." No que depender do mercado, a vida social dos cães e de seus donos, será cada dia mais agitada. 

Shoppings pet friendly em BH (todos os espaços possuem regras para a permanência de animais em suas instalações)

  • BH Shopping - BR-356, 3049, Belvedere
  • Boulevard Shopping - Av.
    dos Andradas, 3000, Santa Efigênia
  • Diamond Mall - Av. Olegário Maciel, 1600, Lourdes
  • Minas Shopping - Av. Cristiano Machado, 4.000, União
  • Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061, São Pedro
  • Shopping Del Rey - Av. Presidente Carlos Luz, 3001, Pampulha
  • Shopping Cidade - Rua dos Tupis, 337, Centro 
  • Shopping Paragem - Av. Professor Mário Werneck, 1360, Buritis
.