Revista Encontro

SAÚDE

BH ganha espaço inédito dedicado ao paciente oncológico e vascular

Clínica For Healing oferece apoio individualizado e integrado a pessoas em tratamento fora do ambiente hospitalar

Patrícia Cassesse
Espaço foi pensado para acolher o paciente oncológico e transmitir um conceito de paz e serenidade até mesmo no layout - Foto: Brenda Nedlem/Divulgação
No dia 4 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer, pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (Inca) alertaram que, a cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com a doença em todo o planeta. Tendo o Brasil como recorte, a Estimativa 2023, documento estatístico referente à incidência deste mal, aponta que, para cada ano do triênio 2023-2025, são esperados 704 mil casos novos, com destaque para as regiões Sul e Sudeste. O aumento de registros de casos, claro, se dá por fatores diversos, inclusive um considerado positivo, o acesso maior a exames de detecção precoce. De todo modo, todo este panorama impõe um desafio: assegurar qualidade de vida às pessoas que estão se submetendo a um tratamento oncológico.
.

Foi exatamente a constatação da existência de uma lacuna no acompanhamento desse tipo de paciente que suscitou o empreendedor Eduardo Véras a estudar com mais profundidade esse mercado e, junto a outros dois sócios, idealizar a For Healing – Cuidados Oncológicos e Vasculares Integrados. Trata-se de um espaço pensado para propiciar uma abordagem multidisciplinar integrada, que coloca o paciente como centro do modelo de cuidados, o chamado patient centricity, oferecendo um suporte complementar ao tradicional tratamento oncológico, de maneira abrangente e coordenada. Em outras palavras, um local pensado para tornar mais confortável, acolhedor e leve o percurso rumo ao que o próprio nome da iniciativa tão bem resume: a cura.
.

Eduardo Véras, sócio da For Healing: "Os pacientes mereciam esse tipo de assistência, ainda não oferecida, em formato integrado, humanizado e longe de ambientes hospitalares, em nenhuma cidade do Brasil. A For Healing é a precursora desse modelo; um posicionamento inédito no país" - Foto: Brenda Nedlem/DivulgaçãoInaugurada em dezembro de 2024, e localizada em um ponto nobre da cidade, a avenida Bandeirantes, 912, no Mangabeiras, a For Healing traz, em sua equipe, profissionais com vasta experiência nas áreas de oncologia e também doenças vasculares. Em entrevista a Encontro, Véras conta que o embrião de tudo surgiu no bojo de conversas com vários especialistas na área, em especial com a fisioterapeuta oncológica Tereza Vale, hoje sua sócia. "Já há algum tempo Tereza vinha apontando a existência dessa lacuna", diz, referindo-se a um empreendimento voltado a esses cuidados de forma integrada. "Mais recentemente, fui estudar o mercado, conversar com diversos profissionais ligados ao setor, e vi que, de fato, os pacientes mereciam esse tipo de assistência, ainda não oferecida, em formato integrado, humanizado e longe de ambientes hospitalares, em nenhuma cidade do Brasil. A For Healing é a precursora desse modelo; um posicionamento inédito no país", afirma.
.

O espaço se apoia nos pilares da fisioterapia, nutrição e psicologia como disciplinas do suporte complementar do corpo e mente do paciente em fase de tratamento oncológico. Para gerar uma experiência leve e direcionada, toda a linha de cuidado é coordenada pela enfermagem. "Mesmo existindo uma atuação específica de cada uma dessas vertentes, aqui há todo um conceito de integração, com foco no acolhimento, atenção e cuidados, ampliado pelo conjunto de equipamentos de tratamento com alto nível tecnológico. Tudo isso, evidentemente, propicia uma qualidade de vida ao paciente oncológico e vascular, inclusive preparando-o para o período pós-conclusão do protocolo de tratamento indicado pelo médico que o acompanha", diz.
.

Área de exercícios concilia equipamentos de cardiologia e fisioterapia juntamente com os funcionais e de força - Foto: Brenda Nedlem/DivulgaçãoNa prática, na For Healing o paciente que adentra o espaço passa inicialmente por consultas em todas as áreas citadas para que suas necessidades sejam detectadas com precisão. A partir daí, são propostos ciclos. "Como se fosse um clube. Desse modo, o paciente adere a ele e passa a ter acesso a todo o escopo oferecido pelo centro, ou seja, fisioterapia, nutrição, psicologia e apoio da enfermagem quando o contexto do paciente exige", informa Véras.
.

Patient centricity

Eduardo Véras lembra que iniciativas similares podem ser encontradas em hospitais de referência em tratamentos oncológicos, como o Sírio-Libânes e o Albert Einstein, ambos situados em São Paulo. No entanto, diz, mesmo com ambientes diferenciados, são atendimentos que se dão no âmbito hospitalar. Oferecer uma alternativa foi, pois, a semente do negócio.
.

A For Healing traz, em sua equipe, profissionais com vasta experiência nas áreas de oncologia e também doenças vasculares - Foto: Brenda Nedlem/DivulgaçãoOutro passo importante foi encontrar o imóvel adequado para a instalação do empreendimento. "No caso, um espaço adequado para acolher bem o paciente oncológico, transmitir um conceito de acolhimento, paz e serenidade até mesmo no layout, uma verdadeira experiência patient centricity. Ou seja, todos os ambientes e serviços foram pensados de modo a garantir acolhimento, o bem-estar e o conforto", diz Véras.
.

Essa atenção aos detalhes se estende aos chamados serviços orbitais, como uma cozinha bem estruturada. Já no quesito serviços, a disponibilização de motorista e manobrista, para assegurar a tranquilidade na entrada e saída de pacientes e acompanhantes no espaço. Não bastasse, a área de exercícios concilia equipamentos de cardiologia e fisioterapia juntamente com os funcionais e de força, com destaques para os aparelhos desenvolvidos especificamente para dar suporte às necessidades específicas dos pacientes oncológicos. São itens que exigiram um investimento alto, mas considerados imprescindíveis pela administração.
.

Agenda paralela

Outro ponto a ser explorado é a estruturação de uma agenda de encontros, ciclos de palestras e workshops sobre o tema-chave da clínica, como forma de manter o paciente sempre bem informado e ciente das evoluções que a medicina hoje tem para combater a doença. Já introduzido, há a oferta de terapêuticas complementares, que, lembra Véras, comprovadamente contribuem para o bem-estar do paciente, oncológico e/ou vascular. "Assim, oferecemos práticas como reiki, acupuntura e, em alguns casos, massoterapia, que são terapias cientificamente aprovadas", afirma.
.

Um outro nicho no horizonte é a introdução da medicina do esporte, que, lembra o empresário, pode contribuir muito no curso do tratamento do paciente oncológico. "É sabido que esse paciente é submetido a uma queima calórica muito maior, já que gasta mais energia para o combate à doença. Hoje, é possível mensurar o consumo metabólico naquele momento do tratamento, uma informação vital para a nutricionista elaborar a dieta, assim como para o fisioterapeuta ter um parâmetro para desenvolver um trabalho de força personalizado e, então, prescrever exercícios direcionados. Não bastasse, por meio deste aparelho é possível também avaliar a parte pulmonar e cardíaca do paciente", informa.
.

Mesmo com o pouco tempo de funcionamento do centro, Eduardo Véras se diz impressionado com o feedback já aferido. "Todos os pacientes que atendemos até hoje ficaram positivamente impressionados com o que oferecemos aqui e confirmam que faltava um espaço dedicado como este para tornar sua jornada contra a doença mais leve e fácil. Quanto a mim, efetivamente me preparei muito para este momento e me sinto orgulhoso pelo propósito da For Healing, que entendo ser muito nobre. Como investidor, eu poderia ter apostado, por exemplo, em uma startup de tecnologia, mas resolvi investir na essência dessa proposta de suporte ao paciente oncológico e, confesso, estou muito feliz", finaliza.
.