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Cookies criativos e sabores "diferentões" marcam estreia da Gaia Gaia

Comandada por Júlia Esteves, marca aposta em combinações inusitadas e visual vibrante para conquistar o público no Botânico Shopping, no Belvedere

Marília Mendonça
No cardápio, Gaia Gaia inclui cookies e brownies inusitados como batata chips, cocada de maracujá, biscoito Lotus e caramelo salgado defumado - Foto: Laura Dicker/Divulgação
Desde que se entende por gente, empresária Júlia Esteves vive uma história de amor com a confeitaria. “Sempre fui alucinada por comer doces”, afirma. Criativa por natureza, a jovem de 22 anos, porém, nunca se contentou apenas em saboreá-los. Desde criança, aproveitava qualquer oportunidade para colocar as mãos na massa (literalmente) e criar suas próprias receitas. “Cresci cercada por várias mulheres e tentava ajudar da melhor forma possível na cozinha, principalmente no preparo de bolos”, recorda. Com o passar dos anos, a paixão pela confeitaria aumentou a ponto de se transformar na Gaia Gaia, loja de cookies e brownies, recém-inaugurada no Botânico Shopping, no Belvedere. Júlia chamou os primos Pedro Faria e Victoria Esteves para embarcar com ela no projeto.
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O conceito do empreendimento é oferecer “doces nada minimalistas.” Ou seja, guloseimas com sabores “diferentões”, elaborados em formatos que saltam aos olhos e servidos em caixas divertidas. Ao todo, oito sabores de cookies e três de brownies dividem espaço na vitrine do quiosque, de design vibrante e colorido. “Quanto mais estranha a comida, mais tenho vontade de experimentar”, brinca Júlia. Um dos sabores mais curiosos é o cookie de batata chips, feito com chocolate 50%, recheio de creme de batata e cobertura de chocolate. A ideia surgiu em uma viagem a São Paulo. “Lá, comi um bombom com batata da Mica Chocolates e pensei: isso daria um cookie incrível, com o equilíbrio perfeito entre o doce e o salgado”, conta.
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Ainda compõem o cardápio da Gaia Gaia cookies de pistache, cocada de maracujá, biscoito Lotus, caramelo salgado defumado e o birthday cake, um cookie super fofo feito com granulado colorido, cream cheese e finalizado com uma velinha de aniversário. Para os paladares mais tradicionais, há versões de baunilha, Kinder Bueno e Nutella crocante. “Geralmente, os de Nutella e Kinder são os primeiros a acabar. Mas é interessante, porque as pessoas voltam para dar chance para os outros sabores, que têm tido muita saída também”, diz Julia. Entre os sabores de brownie disponíveis, estão biscoito Lotus, pistache e Sucrilhos com caramelo.
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A aposta vem dando certo. No fim de semana de inauguração, nos dias 20 e 21 de setembro, a Gaia Gaia vendeu cerca de 3 mil cookies e brownies. “Era a meta de um mês inteiro, mas o estoque acabou rapidinho. Passamos a madrugada produzindo e tivemos que nos reestruturar”, comemora Júlia, que transferiu a cozinha do bairro Fernão Dias, em Contagem, para a Savassi. A medida facilitou a logística até o Belvedere.
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Como tudo começou

Apesar da pouca idade, Júlia tem história na gastronomia. Aos 10 anos, já frequentava aulas de culinária da tia. Aos 14, criou seu próprio doce e começou a vendê-lo na escola. “Eu passava o dia vendo programas de culinária e lendo livros de receitas”, lembra. Mais tarde, ao se tornar vegana, mergulhou de vez na confeitaria. “Era muito difícil achar doces sem ingredientes de origem animal, então comecei a produzir e postar na internet. Com isso, as pessoas começaram a fazer encomendas”, afirma. Dois anos depois, ela deixou o veganismo, mas reconhece que essa fase foi fundamental para sua formação. “Eu já sabia que queria trabalhar com doces, mas também tinha que cursar faculdade. Escolhi gastronomia e voltei a fazer vídeos de receitas para a internet. Muita gente me perguntava onde comprar os doces, daí veio a ideia de abrir um espaço físico.”
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Os sócios e primos Júlia Esteves, Pedro Faria e Victoria Esteves: "Ver o público responder com tanto carinho, tão rápido, foi emocionante" - Foto: Carolina Cauper/DivulgaçãoQuando a empresária apresentou o projeto aos primos, eles aceitaram o convite de pronto. Hoje, a Gaia Gaia tem dois funcionários fixos, um na cozinha e outro no quiosque, além de freelancers. Mas a verdade é que todos os sócios ajudam no que podem. “Estamos fazendo um pouco de tudo”, garante Pedro. Aos 25 anos e formado em Administração, sua maior responsabilidade na empresa é o setor financeiro, que inclui, dentre outras funções, precificação, negociações, controle de estoque e contabilidade. “Sou a pessoa mais pé no chão, e isso é importante porque precisamos estar cientes do momento certo para investir”, diz.
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Expandir a marca é algo impensável no momento, por exemplo. Por enquanto, o foco é atender bem o público e consolidar o negócio. A curto prazo, os sócios pretendem incluir cafés quentes e gelados no cardápio. “Também temos propostas muito inovadoras para a marca. Queremos trazer coisas que ainda não existem no Brasil”, adianta Pedro, sem revelar mais detalhes. “O nosso propósito também é sempre trazer sabores novos de cookies e brownies. A Júlia gosta muito de testar coisas na cozinha, e este continuará sendo nosso diferencial.”
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Ajuda da numerologia

Para Victoria Esteves, de 27 anos, o empreendimento foi pensado com “muito carinho, criatividade e propósito”. Formada em Direito, ela conta que a empresa a levou para “um universo completamente novo e muito criativo.” Foi dela, aliás, a ideia do nome da loja. “Desde o início, queríamos algo que soasse forte, sofisticado e, ao mesmo tempo, acolhedor. A Juju já usava o nome Gaya, mas senti que ele precisava ‘encaixar energeticamente’ com o que estávamos construindo. Então levei para a minha numeróloga, e foi muito interessante. Ela ajudou a ajustar os detalhes até chegar na vibração certa”, conta.
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As filas de clientes são uma constante desde a abertura do quiosque em setembro; segundo os sócios, ideia é sempre trazer sabores novos de cookies e brownies e apostar em combinações inusitadas - Foto: Geraldo Goulart NetoSe a mudança de nome tem a ver com o sucesso da Gaia Gaia, não se sabe. Mas a verdade é que a loja tem estado sempre cheia desde a inauguração. “A gente colocou muito amor em cada detalhe, mas ver o público responder com tanto carinho, tão rápido, foi emocionante”, ressalta Victoria. A diretora do Botânico Shopping, Ana Carolina Felix, confirma o sucesso. “Formaram-se filas e mais filas. Vieram pessoas de outras regiões só para provar os cookies e brownies, muitas atraídas pelos sabores inusitados”, afirma. Segundo ela, o quiosque foi instalado em um ponto estratégico do mall. “A Júlia apresentou um projeto lindo, com design moderno e cheio de personalidade. É perceptível que tudo foi feito com muito cuidado.”

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