Revista Encontro

Reconhecimento

Monka entra para o ranking das melhores cervejarias do Brasil

Cervejaria fecha 2025 com três prêmios nacionais e intensa produção na sede do bairro Olhos d'Água, inaugurada há dois anos

Neide Magalhães
Sede da Monka, no Olhos D'água: Brewpub, misto de fábrica e bar, foi criado "para oferecer uma experiência completa ao público" - Foto: Paulo Márcio
Registrada oficialmente e produzida em sede própria na capital mineira há pouco mais de um ano, a Monka já alcançou, em tão pouco tempo, um lugar entre as cervejarias de alto padrão nacional ao faturar três medalhas no concurso Brasil Beer Cup de 2025, nas categorias American IPA e Stout (ambas de ouro) e American Brown Ale (bronze). O resultado desse triplo feito foi a inclusão no “seleto rol das 50 melhores cervejarias do Brasil”, conta o sócio Guilherme Marinho, uma seleção que reúne todas as fábricas, das maiores às menores. Essas conquistas, diz Marinho, são frutos de muito estudo e trabalho. 
.
 
Beer sommelier formado pela Escola Superior de Cerveja, associada à alemã Doemens Akademie, o advogado e professor de direito penal da PUC-MG licenciado é um apaixonado pelo tema desde que, há 20 anos, “por curiosidade”, conheceu a tradição artesanal de fazer cerveja. Marinho não parou mais. E foi pesquisando e experimentando que o sommelier-cervejeiro, um paulistano de 53 anos que vive em Minas desde os 18, chegou a esse mercado “que ainda está amadurecendo”. 
.
 
O beer sommelier e sócio Guilherme Marinho comanda o negócio que completou dois anos em dezembro: fábrica produz de 8 a 10 mil litros de cerveja por mês - Foto: Paulo MárcioA história da Monka – nome inspirado em monkee, que significa macaco, símbolo da marca – remonta a 2017, quando foi criado o primeiro rótulo, produzido em outras cervejarias de Belo Horizonte e Nova Lima, até a bebida ser fabricada, desde 2024, na sede do bairro Olhos d’Água, um polo industrial da capital mineira. O projeto de implantação, “do tanque ao tap”, segundo Marinho, foi desenvolvido a partir de 2019, em parceria com o engenheiro e mestre cervejeiro Paulo Schiaveto, que também ajudou na criação da marca. Somente em dezembro de 2023, a Monka foi inaugurada, com a abertura do pub e a finalização da construção da fábrica.
.
 
Berço de muitas marcas artesanais, que surgiram no boom dos anos 1980 no Brasil, BH e região viram nascer e crescer a fabricação desse tipo de bebida. Segundo Guilherme Marinho, alguns fatores fizeram com que algumas marcas deixassem de ser artesanais, como o alto custo com os equipamentos e a falta de mão de obra. Mas isso não impede o crescimento muito bem planejado da Monka. São cerca de 10 mil metros quadrados de área total e 25 mil deles dedicados ao público, com amplo salão e área externa, reunindo jardim e playground, projeto assinado pela arquiteta Beth Nejm. No total, são 300 lugares sentados e, somando os espaços interno e externo, a capacidade é para receber até 800 pessoas. 
.
 
BabuIPA, a American IPA que faturou a medalha de ouro na Brasil Beer Cup 2025 em sua categoria: feita com lúpulo americano e aromas de frutas tropicais, como maracujá, manga, laranja e limão - Foto: Léo Luz/DivulgaçãoEsses dados têm atraído empresas e pessoas físicas para a realização de eventos e, claro, gerações diferentes que buscam um lugar que oferece cervejas especiais, alta gastronomia e lazer. Aberto às sextas e sábados (com música ao vivo) para almoço e jantar, e aos domingos, apenas para almoço, o brewpub – misto de fábrica e bar aberto em dezembro de 2023, “pensado para proporcionar a experiência completa aos clientes”, diz Marinho – emprega 25 pessoas, entre a produção e o pub.
.
 
A fábrica tem oito tanques de aço cirúrgico com capacidade para armazenar 250 litros de cerveja cada e pode produzir 18 mil litros por mês. Atualmente, são vendidos de 8 a 10 mil litros/mês de 10 rótulos diferentes, 40% da produção somente da pilsen Mico Leão Dourado, no melhor estilo alemão. Já a Orangotango é uma amber lager com lúpulo da República Tcheca. A Monka tem mais dois rótulos em seu portfólio, alguns deles produzidos de acordo com a estação, como os tipos black e stout. Os tanques são ligados a 12 torneiras de onde saem os sabores, com o frescor e a temperaturas ideais, entre 0 e 2 graus. 
.
 
Os tanques de aço cirúrgico de onde saem as cervejas: empresa tem 12 rótulos, alguns deles mais consumidos na estação mais fria do ano - Foto: Paulo Márcio Uma das novidades é a Catarina Sour de goiaba, “mais clara, ácida e com característica de espumante, muito propícia para o verão”, como afirma Marinho. Ele explica que toda a produção é feita com insumos importados, à base de malte – “não usamos milho” – e sem pasteurização, “para manter o sabor original”. A cerveja da Monka tem “uma pegada mais americana”, mas há tipos alemães e ingleses à escolha. São três tipos de IPA (Índia Pale Ale), um deles a West Coast W, “com lúpulo americano pronunciado e 9 graus de teor alcoólico”. A cervejaria também produz a alemã Mertzen, que é guardada durante meses, por isso mesmo uma “cerveja de guarda”.     
 
Para harmonizar com os rótulos artesanais, vendidos com exclusividade na cervejaria – apenas o chope tem um delivery “pequeno ainda”, de acordo com Marinho –, a cozinha da chef Geisi Maria aposta em cortes de carnes especiais, massas e pescados, como o Nobreza do Mar (atum grelhado com molho de maracujá e legumes) e opções vegetarianas e veganas. O brewpub, “o maior do Brasil”, tem movimento intenso nos fins de semana, o que, segundo Marinho, pode mudar em 2026, abrindo mais vezes na semana. Nos dias 20 e 21 de dezembro, shows, brindes e sorteios marcaram esses dois anos de muito trabalho na nova sede e as conquistas da Monka – cervejaria finalista do Prêmio Gerdau de Gastronomia/Encontro Gastrô – O Melhor de BH 2025. Os planos para o futuro são continuar fazendo história. E muita cerveja premiada.
 
Uma das opções do cardápio do pub, Nobreza do Mar vai bem com os rótulos da Monka: atum grelhado com molho de maracujá e legumes - Foto: Léo Luz/Divulgação 
 
Monka Brew & Fun
Rua Nossa Senhora de Lourdes, 111, Olhos d’Água, BH, (31) 99747-4050. @monkacervejaria.
 

.