“Com autonomia de até 810 quilômetros (teste WLTP) com uma única carga (carregador com potência de 400 kW), o novo EX60 – que tem tração integral – vai mais longe do que qualquer outro carro elétrico já criado pela Volvo Cars, superando até mesmo seus concorrentes mais recentes”. É como Anders Bell, diretor de Tecnologia da Volvo Cars apresenta o novo modelo. “O EX60 foi projetado para revolucionar o mercado. Com nossa nova arquitetura, abordamos diretamente as principais preocupações dos clientes, ao considerarem a transição para um carro totalmente elétrico. O resultado é uma autonomia líder na categoria e velocidade de carregamento rápida, marcando o fim da ansiedade em relação à autonomia”, ressalta o executivo.
. A Volvo explica que a chave para essa grande autonomia é a arquitetura SPA3, a mais recente plataforma de carros elétricos da Volvo Cars, que sustenta o EX60. “Com a série de tecnologias implementadas, a SPA3 libera a máxima eficiência em sistemas-chave dentro do carro, permitindo alcance de autonomia elétrica que se iguala à de carros movidos a motores a combustão.” A integração da bateria diretamente na estrutura do carro, com a tecnologia cell-to-body, junto com o desenvolvimento interno dos motores elétricos, torna o EX60 mais eficiente em termos energéticos ao reduzir o excesso de peso, explica a Volvo. “O novo design das células da bateria do EX60 equilibra a densidade de energia e a entrega de potência, aumentando ainda mais a autonomia”.
. Algoritmos inteligentes desenvolvidos pela BreatheBattery Technologies, empresa do portfólio da Volvo Cars, também foram incorporados ao EX60. Esses recursos permitem que o carro ajuste constantemente a forma como a bateria absorve energia, mantendo-a em sua zona de operação ideal em todos os momentos e em todas as condições climáticas, esclarece a Volvo. Por ser um carro elétrico com menos peças móveis, o novo SUV totalmente elétrico da Volvo não precisa de manutenção com tanta frequência, informa o fabricante.
. Um carro que pensa e conversa
A inteligência artificial está presente no EX60 com o objetivo de “tornar a vida dos clientes mais fácil, segura, conveniente e naturalmente mais agradável.” O HuginCore, sistema de hardware e software de última geração da Volvo, combina a tecnologia desenvolvida pela marca sueca com serviços e tecnologias do setor, como Google, NVIDIA e Qualcomm Technologies. O Gemini, sistema Google de inteligência artificial, oferece controle hands-free (mãos livres) para todos os comandos de condução. “É altamente personalizado, profundamente integrado ao carro e permite que os motoristas gerenciem tarefas complexas por meio de conversas naturais, sem precisar lembrar de algum comando específico”, explica a Volvo. “Os motoristas podem se manter concentrados na direção, reduzindo a necessidade de olhar para a tela central”, ressalta.
. Os motoristas podem, por exemplo, pedir ao Gemini para encontrar o endereço de uma reserva de hotel em sua caixa de e-mail, verificar se um item comprado recentemente cabe no porta-malas do Volvo EX60 ou sugerir ideias para uma próxima viagem. O EX60 incorpora a versão mais recente do HuginCore, o sistema central da Volvo Cars, cujo nome homenageia o pássaro da mitologia nórdica. Ele permite ao carro “pensar, processar informações e agir". Esta é a primeira vez que a Volvo Cars dá um nome ao seu sistema central, que engloba a arquitetura elétrica desenvolvida internamente, o computador central, os controladores de zona e o software presentes no EX60 – um carro verdadeiramente produzido em torno do software, explica a Volvo.
. Como o EX60 é capaz de realizar mais de 250 trilhões de operações por segundo, o carro não apenas processa informações, mas aprende a cada quilômetro. O modelo utilizará experiências de outros carros da Volvo em todo o mundo, incluindo acidentes e situações que quase acabaram em acidentes, para continuar aprimorando-se ao longo do tempo. Como todos os novos carros da Volvo, o EX60 se beneficiará de atualizações remotas regularmente, otimizando sua “capacidade de manter-se excelente”. Isso é possível graças à plataforma tecnológica Volvo Cars Superset, uma base de software inteligente que permite que os carros da marca sueca continuem a evoluir ao longo do tempo.
. A Volvo Cars do Brasil informou que o EX60 deverá chegar ao mercado nacional no último trimestre deste ano. Fica uma dúvida sobre a questão do carregamento da bateria, uma vez que eletropostos (carregadores) com potência de 400 kW são raros no Brasil. Há notícias que eles estão chegando por iniciativa da WEG, ABB E-mobility, Blink Charging e ATESS. A chinesa BYD também anunciou que está desenvolvendo carregadores de alta potência (de até 1000 kW) e que irá investir na implantação de infraestrutura no país com eletropostos de alta potência. Na página eletropostosvolcars.com.br a marca informa que já tem 76 carregadores DC de carga rápida, que fornecem até 150KW/h com uso exclusivo para modelos 100% elétricos, instalados em rodovias brasileiras.