Revista Encontro

Bem-estar

Nadar depois de comer faz mal?

Especialista esclarece dúvidas ligadas à indigestão

Da redação com assessorias
- Foto: Pexels

Na época mais quente do ano, é normal que alguma refeição "não caia bem" e a pessoa comece a sentir mal estar. Além disso, existem outras "teorias" ligadas à má digestão que acabam virando "verdade" para muita gente, como a que diz que nadar logo após o almoço faz mal. Será que essa atitude é mesmo errada?

De acordo com o gastroenterologista Rogério Alves, da Beneficência Portuguesa de São Paulo (SP), a resposta é sim. O especialista explica que "logo após a ingestão dos alimentos há um aumento da concentração sanguínea na região do aparelho digestivo para facilitar a absorção dos nutrientes. E quando a pessoa faz um esforço físico intenso logo após a refeição, como correr ou nadar, esse sangue acaba sendo distribuído também para os músculos e outras partes do corpo, podendo causar congestão alimentar, a popular indigestão".

Abaixo, o médico esclarece alguns mitos e verdades ligados à indigestão:

Indigestão pode matar
Mito. Ninguém morre de indigestão, conforme o especialista. "Os sintomas mais comuns são tontura, mal-estar, vômito e desmaio. O que pode trazer risco de morte é a pessoa ter um desses sintomas durante alguns tipos específicos de atividade física.
Se o indivíduo desmaiar enquanto estiver nadando, por exemplo, poderá se afogar e, consequentemente, morrer", afirma Rogério.

Não pode tomar banho após as refeições
Mito. Por não caracterizar exercício intenso, o banho não afeta a digestão e, portanto, não causa congestão alimentar, de acordo com o gastroenterologista.

Caminhar após a refeição ajuda na digestão
Verdade. "Caminhadas curtas estimulam o metabolismo, auxiliando no processo digestivo e contribuindo para reduzir possíveis desconfortos estomacais como a barriga inchada". Além disso, caminhar ajuda a gastar calorias e a manter a forma, orienta o médico.

Atividades físicas pode ser feitas 30 minutos após a refeição
Mito. "As atividades físicas intensas devem ser feitas somente duas horas depois das principais refeições ", alerta Rogério Alves. Em casos de refeições mais leves como um lanche, por exemplo, esse tempo pode diminuir em uma hora. O tipo de alimentação também pode interferir, já que os carboidratos são digeridos mais rapidamente do que proteínas e gorduras..