Revista Encontro

Bem-estar

Manchas vermelhas nos olhos são perigosas?

Especialista fala sobre as chamadas hemorragias subconjuntivais

João Paulo Martins
- Foto: Pixabay

Você já encontrou algumas manchas vermelhas no branco dos olhos? Elas não causam dor ou coceira. Mas são benignas?

Essas marcas são chamadas de hemorragias subconjuntivais e, ao contrário dos olhos vermelhos, afetam apenas uma pequena parte do globo ocular. Na maioria das vezes, não há nada com que se preocupar, mas há uma razão pela qual você pode querer se proteger e visitar um oftalmologista. Se o olho ficar completamente vermelho é preciso atenção.

Curiosamente, uma mancha vermelha pode surgir no globo ocular devido a uma causa totalmente alheia aos seus olhos: ao espirrar ou tossir. "A pressão sanguínea na cabeça sobe drasticamente, mas de forma temporária", comenta o oftalmologista americano Samuel D. Pierce, presidente da Associação Americana de Optometria, em entrevista para o site da revista Reader's Digest. Durante esse pico de pressão, os minúsculos vasos sanguíneos nos olhos podem crescer e deixar um pouco de sangue vazar. O resultado? Uma pequena poça de sangue no olho.
É basicamente o mesmo que ocorre durante uma contusão, mas sem a pele para cobrir a região e deixá-la com uma tonalidade arroxeada.

Em outros casos de hemorragia subconjuntival, a mancha vermelha pode aparecer devido a um trauma no próprio olho, como ao esfregar com muita força. "Muitas vezes a palavra que usamos é idiopática, quando não somos capazes de encontrar uma causa imediata. Pode ser um trauma, você pode ter esfregado o olho durante o sono, então, não lembra", explica o médico. Portanto, o melhor é não esfregar os olhos.

O especialista diz ainda à Reader's Digest que as alergias também podem levar ao aparecimento de hemorragias subconjuntivais, porque induz a pessoa a espirrar e esfregar muito os olhos. Quem sofre de problemas circulatórios, tem diabetes ou pressão alta, por exemplo, pode ter mais chances de desenvolver a mancha vermelha no globo ocular.

Na grande maioria dos casos, essa micro-hemorragia não é preocupante, segundo Samuel Pierce. Porém, ele recomenda que se faça exames periódicos, os chamados check-ups, caso as manchas apareçam com frequência. "Ainda mais porque elas podem ser sinal de um problema sério como pressão alta, distúrbio de sangramento ou câncer de células plasmáticas", completa o oftalmologista.

Infelizmente, não há nada que possa ser feito para que as manchas vermelhas sumam mais rapidamente. O uso de colírio vasoconstritor de venda livre nas farmácias pode evitar que a hemorragia se espalhe, diz Pierce, citado pela revista americana. De qualquer forma, o melhor a fazer é esperar. Após cerca de duas semanas, a mancha vermelha no olho deve desaparecer.
.