Revista Encontro

Coluna Na Sociedade

De olho no verão Norte

Helvécio Carlos
Entra temporada, sai temporada, Ibiza, nas ilhas baleares, continua na preferência de quem curte música eletrônica.
Mais que isso, o destino é indicado para quem gosta de belezas naturais, como a empresária Bianca Giacoia. “Há um ano troquei minha sempre amada Saint Tropez por Ibiza, que me surpreendeu com a beleza natural, a sofisticação despretensiosa e o agito da ilha”, diz. “Uma viagem completa para quem gosta de praias paradisíacas, bons restaurantes e balada”, acrescenta.

Para Bianca, em Ibiza, é obrigatório passeio em Formentera, passar um fim de tarde no restaurante Cap des Falco para ver o pôr do sol, se jogar na noite ouvindo o DJ Marco Carola na Amnesia, ir a Es Vedra e “entender a magia da ilha”.

Bianca, que está sempre atenta aos lugares por onde passa, é referência para os amigos que, como ela, adoram as delícias e belezas de bons passeios. À coluna, Bianca dá dicas para quem pretende passar o verão no Hemisfério Norte. Divirtam-se e boa viagem!

- Foto: Três perguntas para Bianca Giacoia

Qual o melhor lugar para curtir o verão no Hemisfério Norte?
A Europa, pela facilidade de se deslocar de um país para outro, pelas distâncias relativamente curtas e pela qualidade dos meios de transporte. Para quem procura um destino, indico o Sul da França, um dos lugares mais bonitos que conheço. Uma sugestão é passar o dia em Eze, que fica a 20 minutos de carro de Monte Carlo.
É um lugar mágico! Eze Village ou Vila de Eze é supercharmosa, tranquila, e passear pelas ruelas de pedras com vista para o mar é lindo! Recomendo o hotel e restaurante La Chevre d'Or. Em Eze-sur-Mer recomendo o restaurante Anjuna, que fica na praia, para almoço ou jantar mais animado, com música e um bom vinho. É fácil encontrar o cantor Bono por lá, já que ele tem uma casa ao lado.

Dos destinos que você já visitou, qual é obrigatório?
Sem a menor dúvida a Turquia! A Riviera Turca, que se estende do mar Egeu ao Mediterrâneo, além de ser de uma beleza fascinante, é uma viagem riquíssima em história. Amei conhecer Efesus e Gocek e uma pequena e supercharmosa cidade em Fethiye, onde você passa o dia passeando pelo comércio local, que é incrível, e à noite pode ir a um dos restaurantes de comida típica e pedir o melhor lahmajoun do mundo. Claro que não pode deixar de visitar Istambul, conhecer os pontos turísticos, sentar-se à mesa de um café em frente ao Bósforo, tomar um chá turco e  fumar narguilê.

Qual é sua viagem inesquecível?
Amo a Tailândia em todos os sentidos! Cultural e espiritualmente é um país rico, que me ensinou muito. Sempre me sinto bem com a forma com que sou recebida; sinto-me em casa. Amo a comida e a música thai! Bangkok, Chiang Mai e Phuket são as cidades que recomendo.

- Foto: Nas ondas de Noronha

Quem vê Igor Ribeiro Gloor domando as ondas do mar de Fernando de Noronha pode até acreditar que o garoto é um nativo. E, como tal, faz jus às cinco premiações já recebidas nas categorias mirim e petit do campeonato noronhense de surfe. O garoto coleciona cinco troféus entre primeiro, segundo e terceiro lugares. “Minha meta é virar profissional”, garante Igor, que é mineiro de Belo Horizonte e passa temporadas de quatro meses, entre dezembro e março, no litoral pernambucano. Em Noronha, treina todos os dias por até cinco horas. Quando não está no Nordeste, curte as ondas do litoral fluminense.

Igor descobriu a paixão pelo surfe por acaso.
A mãe dele, Vanusa Ribeiro, foi para uma temporada na ilha. Apaixonou-se por um nativo, decidiu romper o casamento e, junto com o namorado, montou a Pousada Alto Mar. Longe do mar, Igor tem rotina de estudos em BH, onde mora com a irmã, Vitória. “O Igor tem um longo caminho pela frente”, diz Vanessa, confiante no sucesso do filho.

- Foto: Por enquanto, boas intenções

A ideia é boa: reunir em um museu em Belo Horizonte, se não boa parte, a maioria dos vestidos de alta-costura de Bethy Lagardère. O governador Antonio Anastasia vê com bons olhos a proposta, mas, por enquanto, não há nada definido. Se o projeto for adiante, a cidade ganhará um importante acervo com a retrospectiva de um período da alta-costura europeia, por onde Bethy circulou nos anos 1970, quando começou a trabalhar como modelo exclusiva da maison Ungaro. O resto da história todo mundo sabe: Bethy ficou amiga dos grandes estilistas e se casou com o milionário Jean-Luc Lagardère (de quem ela ficou viúva em 2003), então presidente do grupo Lagardére, acionista da Airbus e responsável pela publicação da Paris Match.

- Foto: No Sul da Bahia

Felipe Tiradentes e Lais Meneghello têm motivo especial ao escolher Trancoso para oficializar o casamento. “Além de ter uma energia muito boa, é a cidade da Bahia que mais combina com a gente. Gostamos da praia de Trancoso, das pousadas, de passear no Quadrado, dos restaurantes, das festas que acontecem lá”, conta Felipe, que marcou a data do casamento para 12 de outubro, exatamente um ano depois do noivado, também em Trancoso. Felipe é filho de Osmar Lincoln Santos Menezes Pinto e de Valéria Tiradentes Santos Menezes Pinto.
Lais, de João Roberto Lourenço Delvivo e Jacira Meneghello Delvivo.  .