Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, diretor-presidente do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), foi homenageado com a Medalha do Mérito Cooperativista Paulo de Souza Lima, entregue por Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg. - Foto: Divulgação/Sistema OcemgO cooperativismo mineiro foi celebrado no Minas Tênis Clube II no dia 24 de julho. A comemoração pelos 103 anos do Coops Day ganhou um significado ainda mais especial em 2025, ano em que a ONU reconheceu novamente o modelo cooperativista como motor de desenvolvimento global. O evento, promovido pelo Sistema Ocemg e conduzido pelo presidente Ronaldo Scucato, reuniu lideranças políticas, empresariais e representantes de cooperativas de todo o estado. O vice-governador Mateus Simões esteve na celebração e destacou que "gente é a matéria-prima do cooperativismo". Scucato, por sua vez, definiu o espírito da noite ao afirmar que "o cooperativismo é a face humana da economia".
.
A solenidade também foi marcada por homenagens. Marco Aurélio Almada, presidente do Centro Cooperativo Sicoob, recebeu a Medalha do Mérito Cooperativista Paulo de Souza Lima, a mais alta honraria do setor em Minas Gerais. Já Maria Goretti Cota Martins, da Copremon, foi homenageada pelos 50 anos da cooperativa que preside, hoje entre as maiores do estado em ativos.
Mateus Simões de Almeida, vice-governador de Minas Gerais, ao lado de Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg. Simões destacou, em seu discurso, o papel do cooperativismo na transformação de territórios e no futuro da economia mineira - Foto: Divulgação/Sistema Ocemg Estiveram presentes a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico Mila Corrêa da Costa, o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo em Minas (Frencoop-MG) Antônio Carlos Arantes, o presidente da Freencoop-BH Maninho Félix e o secretário adjunto de Governo Breno Galvão, representando o prefeito de BH, Álvaro Damião. A noite teve clima de reencontro, reconhecimento e celebração à mineira.
.