Revista Encontro

Veículos

Jeep Avenger será produzido no Brasil em 2026 e deve estrear linha híbrida

SUV compacto será o quarto modelo da marca no país e deve inaugurar a eletrificação da Jeep no mercado brasileiro com tração 4x4 e motor híbrido

Fábio Doyle
O Avenger 4xe é uma versão híbrida com tração nas quatro rodas e características de um aventureiro puro sangue, capaz de enfrentar todos os tipos de terrenos: o mais recente lançamento para o mercado europeu, há pouco mais de um mês - Foto: Divulgação
Na comemoração de 10 anos de produção no Brasil, iniciada com o Renegade, e mais de 1 milhão de SUVs vendidos desde 2015, a Jeep anuncia para 2026 o lançamento, com produção local, de seu quarto modelo, o Avenger. Trata-se de um SUV compacto, já produzido na fábrica de Tychy (Polônia) desde 2022, que irá completar a “família” Jeep no Brasil, com o Renegade, o Compass e o Commander. Conversas de bastidores dizem que será produzido na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, e não em Goiana (PE) como seria de se esperar, já que se trata de um Jeep.
.

O anúncio da Stellantis sobre o novo modelo Jeep para o mercado brasileiro não adianta mais detalhes, mas tudo indica que o Avenger deverá dar início à gama de eletrificados da marca no Brasil. Atualmente, o Avenger só é produzido na fábrica da Polônia nas versões 4x2 e 4x4, com motorização híbrida (a combustão e elétrica). O mais recente lançamento para o mercado europeu, há pouco mais de um mês, é o Avenger 4xe, que o mercado espera ser o escolhido para produção no Brasil a partir de 2026.
.

O Avenger deve ser produzido na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro: SUV compacto já produzido na fábrica de Tychy (Polônia) desde 2022 - Foto: DivulgaçãoO Avenger 4xe é uma versão híbrida com tração nas quatro rodas e características de um aventureiro puro sangue, capaz de enfrentar todos os tipos de terrenos. No mercado europeu é oferecido em três níveis de acabamento: Upland, Overland e a série exclusiva especial The North Face Edition. O trem de força de todas é o 4xe, que combina sistema híbrido com tecnologia 4WD (tração nas quatro rodas). O sistema híbrido de 48V, traz um motor a combustão 1.2 turbo com potência de 145 hp, combinado com dois motores elétricos de 21 kW localizados na dianteira e na traseira. Essa configuração gera a tração nas quatro rodas e está conectada a uma transmissão automática de dupla embreagem de seis velocidades, o que permite o uso do modo 100% elétrico do veículo quando em baixa velocidade.
.

Esse conjunto dá ao Avenger 4xe a capacidade de potência de 145 hp, velocidade máxima de 194 km/h (10 km/h mais rápido do que a versão e-Hybrid 4x2). A aceleração de 0 a 100 km/h pode ser obtida em 9,5 segundos. O 4xe é a versão mais potente na linha de híbridos do Avenger, oferecendo adicionais 36 hp e 25 Nm de torque em comparação com a e-Hybrid FWD (tração dianteira), o que resulta em aceleração mais rápida e maior velocidade final, enquanto mantém “apenas um pequeno aumento na emissão de CO2”.
.

Além da potência, outras características do Avenger 4xe foram aprimoradas. As capacidades de manobra foram otimizadas: 22 graus de ângulo de ataque, 21 graus de ângulo de inclinação e 35 graus de ângulo de saída. A distância em relação ao solo foi também aumentada em 10 mm para 210 mm, e de profundidade de mergulho foi para 400 mm, tornando-o mais robusto e versátil do que o modelo com tração dianteira.
.

Um componente chave do Avenger 4xe é o redutor 22,7:1 no eixo traseiro, que transmite um elevado torque de 1.900 Nm, garantindo tração “excepcional” em superfícies mais íngremes e desafiadoras. O fabricante informa que o veículo pode enfrentar encostas de até 40% em terrenos difíceis com cascalho e manter até 20% da tração quando o eixo dianteiro tiver pouco ou nenhum atrito. 
.

Equipado com um sistema de tração integral inteligente, o Jeep Avenger 4xe assegura que as competências 4x4 estejam disponíveis quando for preciso. Dependendo do modo selecionado, a baixa velocidade (até cerca de 30 km/h), a tração permanente é mantida com divisão 50:50 de torque. A velocidades médias (de 30 a 90 km/h), o eixo traseiro é acionado apenas quando solicitado; ao passo que a velocidades altas (acima de 90 km/h), o motor elétrico traseiro é liberado do eixo para otimização de consumo de combustível. Adicionalmente, o sistema “Selec-Terrain” permite que o condutor selecione manualmente a troca de modos para cada condição específica de dirigibilidade.
.

Há quem diga que o Avenger chega ao Brasil para substituir o Renegade, que completa agora 10 anos de idade. Sua linha continua atual e as vendas razoáveis, apesar de se verificar uma queda de 28,2% na comparação de emplacamentos no Brasil: foram 13.615 unidades no acumulado dos cinco primeiros meses deste ano contra 18.957 unidades no mesmo período do ano passado, segundo a Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores). A que se considerar também que o Avenger é menor em dimensões e espaço que o Renegade, que já é um SUV compacto. No mercado europeu, os dois modelos ainda convivem em harmonia. 

.