Revista Encontro

Chineses

GWM abre fábrica no Brasil e BYD projeta 50% de peças locais até 2027

Fábrica da GWM em Iracemápolis adota sistema peça por peça, enquanto a BYD lança campanha para selecionar fornecedores brasileiros em Camaçari

Fábio Doyle

Fábrica da GWM no Brasil foi inaugurada há poucos dias em Iracemápolis (SP) - Foto: Divulgação/GWM

Inaugurada há poucos dias, a fábrica da chinesa GWM no Brasil, em Iracemápolis (SP), iniciou operação seguindo “o sistema peça por peça (part by part), um processo mais complexo que o SKD e o CKD tradicional, que conta com conteúdo nacional já no primeiro ano, incluindo pintura para 100% dos veículos produzidos no País e incorporação de componentes de fornecedores nacionais."É um sinal que a GWM trabalha na nacionalização dos carros da marca; principal preocupação para a certeza de que esses chineses irão proporcionar geração de riqueza e, ainda mais importante, empregos para trabalhadores brasileiros". 

.

 

A afirmação permanece, no entanto, muito vaga, pela falta de números e índices concretos. Questionados por nossa reportagem sobre o percentual de conteúdo nacional dos veículos neste primeiro momento e qual é a previsão de crescimento desse índice de nacionalização, a GWM, passados quatro dias de nosso questionamento, não respondeu.

.

 

Muito pressionado pelos concorrentes com relação a essa questão, a também chinesa BYD divulgou hoje que tem como meta alcançar mais de 50% de nacionalização de partes e peças até 2027. Em seminário online realizado com associados da Abipeças e o Sindipeças, a empresa lançou a campanha "BYD QUER CONHECER VOCÊ" para selecionar fornecedores brasileiros e desenvolver uma cadeia local de suprimentos para a fábrica em Camaçari (BA). O seminário online contou com a participação de quase 300 associados de dezenas de empresas brasileiras interessadas em fazer parte da cadeia de fornecimento da BYD.

.

 

“A relação apresentada às entidades já conta com centenas de demandas diretas e indiretas, contemplando componentes essenciais como para-choques, pneus e baterias”. A lista completa de peças será disponibilizada em breve aos associados do Sindipeças e da Abipeças, informou a BYD.

 

Responsável por vender, em 2025, 8 em cada 10 elétricos e 3 em cada 10 híbridos no país, a BYD tem hoje quase 190 concessionárias e o objetivo da marca é alcançar mais de 200 já nas próximas semanas.

A BYD reafirma que está qualificando dezenas de empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a sua planta no estado da Bahia. A Continental Pneus, de Camaçari, vizinha à fábrica, foi a primeira companhia oficialmente homologada.

 

.