Revista Encontro

LITERATURA

Dupla Clesio Barbosa e Patricia Soutto Mayor lança seu oitavo livro

Nossos Momentos - Culturas e Sabores de Minas é fruto da observação que os dois fizeram ao longo dos últimos 20 anos, quando viajaram por toda Minas Gerais

Marcelo Fraga
Clesio Barbosa e Patrícia Soutto Mayor Assumpção, autores do livro Nossos Momentos - Culturas e Sabores de Minas - Foto: Divulgação
Após o sucesso com os livros "Minas Gerais - Fazendas & Sabores do Leite (2015)""Fazendas de Minas, Raízes de Portugal (2022)" e "Café de Minas - Fazendas e Sabores (2023)", que conquistaram o Gourmand Awards - o "Oscar" da literatura gastronômica mundial -, os mineiros Clesio Barbosa e Patricia Soutto Mayor retornam em grande estilo. Desta vez, a dupla lança a obra Nossos Momentos - Culturas e Sabores de Minas. "Na produção, mostramos momentos reais, em lares de verdade, de amigos que gentilmente abriram suas casas e nos mostraram a beleza das mesas postas. Outros amigos se juntaram a nós para a decoração e a preparação das delícias de pratos feitos especialmente para cada um dos momentos", conta Clesio.

Ainda de acordo com o co-autor, a nova publicação é fruto da observação que ele e Patrícia fizeram ao longo dos últimos 20 anos, quando viajaram por toda Minas Gerais em busca dos conteúdos dos outros sete livros que já publicaram. Clesio destaca que, nessa trajetória dos dois, a gastronomia sempre foi o fio condutor para mostra um pouco das histórias e da cultura mineiras.

Para Clesio, a comida sempre foi a grande protagonista da união de famílias, parentes e amigos. "Esses momentos são essenciais não só para a manutenção do corpo, mas principalmente para reforçar os laços familiares e os valores tão necessários para nós, que somos seres essencialmente gregários", diz.

Neste contexto, o livro Nossos Momentos - Culturas e Sabores de Minas, traz dez momentos que Clesio Barbosa e Patricia Soutto Mayor consideram fundamentais. Confira, abaixo, com as justificativas dos autores:

Quintal (1) e fazenda (2): de onde saiam e ainda saem muitos ingredientes da comida mineira, assim como a origem de muitos dos nossos costumes.

O café da manhã (3), o almoço (4) e o jantar (5), como as principais refeições, são momentos preparados com muito esmero nas famílias.

Outros momentos festivos criados em torno da comida, como o brunch (6), o piquenique (7), o churrasco (8), a feijoada (9) e a comida de boteco (10), que destacamos como  representantes dos momentos festivos, os quais todas as pessoas promovem como lazer, ou seja mais motivos para as reuniões em torno da comida.
.