
Mais de 1.500 obras, de 227 países, concorreram nas diversas categorias do prêmio. A revelação dos vencedores e a entrega da premiação ocorreram no dia 4 de junho, em Umea, cidade localizada no norte da Suécia. "Foi uma emoção muito grande para nós. Vencer o Gourmand Awards é o reconhecimento de um trabalho que durou quase três anos e desenvolvido em meio às dificuldades da pandemia", comemora Clesio Barbosa.
Ele destaca que o livro Fazenda de Minas, Raízes de Portugal demandou um trabalho de campo e de pesquisa histórica muito minuncioso. "Procuramos retratar na obra a herança portuguesa deixada em algumas propriedades rurais mineiras. Por isso, selecionamos fazendas que fazem produtos tradicionais em Portugal, como azeite, ovos e milho, entre outros", comenta o autor.
Clesio Barbosa revela que ele e Patrícia Soutto Mayor já estavam felizes somente por terem chegado à final do Gourmand Awards. Conquistar o primeiro lugar em uma das categorias multiplicou a alegria da dupla de autores. "Patrícia e eu mantemos essa parceria há muitos anos, que rendeu sete livros de gastronomia sempre com o objetivo de levar a cultura mineira para o mundo. Isso é motivo de muito orgulho para nós", diz.
Não é a primeira vez que um livro de Clesio Barbosa e Patrícia Soutto Mayor é reconhecido internacionalmente. Em 2015, eles também conquistaram o primeiro lugar no Gourmand Awards, porém na categoria "Cheese-Milk", com o livro "Minas Gerais: Fazendas e Sabores do Leite". Na ocasião, o prêmio foi entregue na China.