Publicidade

Estado de Minas LITERATURA

Livro mineiro conquista 'Oscar' da literatura gastronômica na Suécia

Escrito por Clésio Barbosa e Patrícia Soutto Mayor, a obra Fazenda de Minas, Raízes de Portugal foi premiada na 27ª edição do Gourmand Awards


postado em 14/06/2022 22:02

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
O livro Fazenda de Minas, Raízes de Portugal, escrito por Clésio Barbosa e Patrícia Soutto Mayor, venceu a categoria "Portuguese" da 27ª edição do Gourmand Awards, prêmio internacional considerado o Oscar da literatura gastronômica. A obra reúne fotografias e receitas contando a história de 12 fazendas mineiras que possem origens portuguesas.

Mais de 1.500 obras, de 227 países, concorreram nas diversas categorias do prêmio. A revelação dos vencedores e a entrega da premiação ocorreram no dia 4 de junho, em Umea, cidade localizada no norte da Suécia. "Foi uma emoção muito grande para nós. Vencer o Gourmand Awards é o reconhecimento de um trabalho que durou quase três anos e desenvolvido em meio às dificuldades da pandemia", comemora Clesio Barbosa.

Ele destaca que o livro Fazenda de Minas, Raízes de Portugal demandou um trabalho de campo e de pesquisa histórica muito minuncioso. "Procuramos retratar na obra a herança portuguesa deixada em algumas propriedades rurais mineiras. Por isso, selecionamos fazendas que fazem produtos tradicionais em Portugal, como azeite, ovos e milho, entre outros", comenta o autor.

Clesio Barbosa revela que ele e Patrícia Soutto Mayor já estavam felizes somente por terem chegado à final do Gourmand Awards. Conquistar o primeiro lugar em uma das categorias multiplicou a alegria da dupla de autores. "Patrícia e eu mantemos essa parceria há muitos anos, que rendeu sete livros de gastronomia sempre com o objetivo de levar a cultura mineira para o mundo. Isso é motivo de muito orgulho para nós", diz.

Não é a primeira vez que um livro de Clesio Barbosa e Patrícia Soutto Mayor é reconhecido internacionalmente. Em 2015, eles também conquistaram o primeiro lugar no Gourmand Awards, porém na categoria "Cheese-Milk", com o livro "Minas Gerais: Fazendas e Sabores do Leite". Na ocasião, o prêmio foi entregue na China. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade