Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Saiba mais sobre a dermatite atópica, que afeta muitas crianças

Esse problema de pele pode piorar nesta época do ano


postado em 27/06/2017 11:00

Como mostra a médica, a dermatite atópica é mais frequente em crianças pequenas e pode sumir antes da adolescência(foto: Pixabay)
Como mostra a médica, a dermatite atópica é mais frequente em crianças pequenas e pode sumir antes da adolescência (foto: Pixabay)
Você conhece a dermatite atópica? Ela é uma doença crônica, não contagiosa, que causa inflamações na pele e atinge mais crianças do que adultos. Segundo a dermatologista Joana Barbosa, a doença chega a afetar 20% das crianças com menos de 7 anos e 18% das que têm entre 7 e 16 anos. Já nos adultos, a incidência do problema de pele é de 10%.

"Ela se modifica de acordo com a idade. Nas crianças menores, entre 3 meses e 3 anos, as lesões são mais avermelhadas e estão localizadas na face, no tronco e nas superfícies externas dos braços e pernas. Em crianças maiores, são lesões principalmente nas dobras do corpo, como pescoço, cotovelo e atrás dos joelhos. Cerca de 60% das crianças apresentam redução ou desaparecimento das lesões antes da adolescência", esclarece a médica.

De acordo com a especialista, os sintomas tardicionais da dermatite atópica são coceira e lesões tipo eczema (descamação e vermelhidão) em diferentes partes do corpo. "E, quanto mais o paciente se coça, maior o risco de contaminação das lesões e piora do quadro", acrescenta Joana Barbosa.

Por se tratar de uma doença crônica, o quadro tem sua evolução em ciclos, com períodos de piora e melhora. "A dermatite atópica tende a aparecer ou a piorar quando a pessoa é exposta a certas substâncias ou condições. São fatores desencadeantes: pele seca; poeira; detergentes e produtos de limpeza em geral; roupas de lã e de tecido sintético; baixa umidade do ar; frio intenso; calor e transpiração; infecções; estresse emocional; certos alimentos", explica a dermatologista.

A especialista dá algumas dicas para se prevenir esse problema de pele:

  • Uso diário e contínuo de cremes hidratantes após o banho

  • Tomar banho com a água de morna para fria, com uma duração máxima de 10 minutos, sem bucha

  • Usar roupas leves, de algodão, e evitar tecidos sintéticos

  • Usar sempre filtro solar

  • Mantenha as unhas curtas

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade