Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR | ESTéTICA

Projeto verão 2015

A poucos meses da chegada do calor intenso, ainda dá tempo de entrar em forma e ficar na medida para encarar as roupas mais decotadas


postado em 19/09/2014 16:55

A consultora Lorena Silva Amaral descobriu que não adianta apenas malhar:
A consultora Lorena Silva Amaral descobriu que não adianta apenas malhar: "Alcancei minhas metas somente depois que incluí alimentos saudáveis à dieta" (foto: Samuel Gê)
A estação mais fria do ano vai embora, mas deixa, para alguns, um saldo negativo na balança. E nada melhor do que uma nova estação para renovar as metas e, é claro, perder algumas medidas. Para isso, a regra é uma só: aliar a boa alimentação à prática de atividades físicas. "Comece trocando os alimentos que são fonte de gordura por opções mais saudáveis. As frituras podem ser substituídas por grelhados, assados ou cozidos. Os carboidratos, por versões integrais. E evite jejuns prolongados, fazendo refeições a cada três horas", diz a nutricionista Alcimara Macieira, da Clinlife.

Segundo ela, as dietas mais eficientes são aquelas que se adéquam ao estilo de vida de cada um. Seguir regimes radicais é perda de tempo. O ideal é fazer boas escolhas e em pequenas quantidades, priorizando as proteínas magras e incluindo as gorduras boas no cardápio, tais como castanhas e azeite. "O consumo tanto de açúcar quanto de sal deve ser reduzido ao máximo, para evitar sobrepeso e retenção de líquido. Já a ingestão de água deve ser abundante", diz. No jantar, as refeições devem ser moderadas, com opções de saladas coloridas, carnes magras e carboidrato integral. Frutas e vegetais estão liberados. A consultora Lorena Silva Amaral, de 24 anos, descobriu que não adianta apenas malhar. "Alcancei minhas metas somente depois que incluí alimentos saudáveis à minha dieta. Hoje minha alimentação é extremamente balanceada."

A consultora Lorena Silva Amaral descobriu que não adianta apenas malhar:
A consultora Lorena Silva Amaral descobriu que não adianta apenas malhar: "Alcancei minhas metas somente depois que incluí alimentos saudáveis à dieta" (foto: Samuel Gê)
Para aqueles que não curtem levantar peso na musculação, existem várias outras maneiras para fugir do sedentarismo. Uma delas, as aulas de dança.  É só escolher o ritmo e se preparar para perder muitas calorias. A endocrinologista e metabolista Flávia Pieroni explica que os exercícios aeróbicos são a melhor opção para a queima de gordura. "Na dança, por exemplo, o esforço físico realizado é de baixa ou moderada intensidade. Com isso, o consumo de oxigênio permanece estável e automaticamente ocorre a aceleração do metabolismo e perda calórica", explica Flávia. Alguns ritmos, como a zumba, chegam a queimar 400 calorias por aula. Além disso, os movimentos aeróbicos melhoram frequência cardíaca, postura, equilíbrio e coordenação motora. A dançarina Alessandra Quintino, de 37 anos, do Studio A2 Artur Assunção, descobriu cedo esses benefícios. "Desde os 17 anos trabalho profissionalmente com a dança, exercitando ao mesmo tempo musculatura, força e flexibilidade. É a melhor forma de praticar atividade física se divertindo", diz Alessandra.

Aqueles que preferem não se aventurar nos ritmos da dança podem praticar a corrida de rua, esporte que tem agradado aos mineiros. Além de queimar gordura, aumenta a resistência física, melhora a respiração, fortalece o coração e ainda libera a endorfina, hormônio do prazer. "O ideal é começar praticando caminhadas leves. E, só depois que melhorar o condicionamento físico, apostar nas corridas, sempre observando os intervalos necessários para o repouso da musculatura", explica o educador físico Alexandre Hermes de Azevedo. Há um ano a secretária Eliane Martins Nogueira, de 30 anos, pratica o esporte e desde que participou pela primeira vez da Volta Internacional da Pampulha não parou mais. "Agora, já me preparo para a meia Maratona do Rio, em 2015. Praticar esporte me traz disposição e muita felicidade", diz Eliane. Outra opção para aqueles que dispõem de pouco tempo é o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT), também conhecido como Classhiit, que consiste em um circuito de exercícios e movimentos funcionais. "O objetivo é treinar o corpo de forma integral, alternando os grupos musculares e alcançando um alto gasto calórico com treinos de apenas 20 minutos", explica Felipe Ricardo, personal da Academia Companhia Athletica. Então, pronto para encarar o desafio?

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade