
Excêntricos por natureza, os felinos já foram animais sagrados no antigo Egito. Ao longo dos tempos, outras nações também adotaram os bichanos como animais de estimação e isso fez com que eles fossem domesticados, claro, sem perder a personalidade forte – ou instinto.
Uma preocupação comum dos donos de gatos está relacionada à alimentação. Por sorte, o mercado oferece diversas opções de alimentos de qualidade para todos os tipos de animais, espécies e idades. Petiscos e comidas úmidas devem fazer parte da rotina dos bichinhos.
"Os alimentos específicos para animais de estimação são feitos com produtos frescos e com componentes, vitaminas e tudo mais que eles precisam na quantidade certa para garantir o total funcionamento do corpo. Converse com o veterinário e veja quais as indicações que ele sugere para o seu pet. Estimule sempre o consumo de água, deixand-a bem fresca, à disposição", comenta Paula Genuíno, especialista em pets da Hercosul Alimentos.
Para que gosta de gatos e possui ou deseja ter um, a especialista enumera alguns alimentos que são proibidos para esses animais:
Leite
"Os desenhos animados sempre mostram gatos ao lado de uma tigelinha de leite. Isso acabou virando quase cultural. Porém, tanto o leite como seus derivados fazem muito mal ao bichano", diz Paula.
Os filhotes consomem o leite produzido por suas mães e a composição desse alimento se modifica de acordo com cada espécie. Além disso, cães e gatos têm enzimas específicas que aproveitam os nutrientes do leite apenas até certa idade.
Carne vermelha crua
"A carne crua é um dos alimentos preferidos dos gatos e, certamente, eles insistirão para que o tutor alimente-os com os restos do bife preparado no almoço. No entanto, esses alimentos podem causar sérias doenças como a toxoplasmose, por exemplo", explica a especialista.
Uva
Alguns animais podem ter curiosidade por essa fruta, mas ela é considerada uma das mais perigosas para os gatos. "A uva pode ocasionar sérios problemas nos rins, levando o animal a uma crise de insuficiência renal aguda", esclarece.
Carboidratos
Pães, arroz, massas e demais alimentos que se enquadram no grupo dos carboidratos causam alergias sérias nos felinos, além de comprometerem órgãos vitais como fígado e rins.
Café
Café e qualquer outro alimento estimulante não devem ser oferecidos aos gatos, pois são extremamente tóxicos para os bichanos. O chocolate, por exemplo, que também é considerado estimulante, possui a metilxantina, que faz com o que os felinos percam os fluídos corporais.