Publicidade

Estado de Minas FISCALIZAÇÃO

Anvisa alerta sobre o uso de furadeira doméstica em hospitais

Cirurgias ortopédicas ou neurológicas devem usar equipamentos específicos para uso médico


postado em 28/07/2017 09:53

Como mostra a Anvisa, o uso de furadeira comum em cirurgias pode colocar em risco a segurança e, especialmente, a saúde do paciente(foto: Pixabay)
Como mostra a Anvisa, o uso de furadeira comum em cirurgias pode colocar em risco a segurança e, especialmente, a saúde do paciente (foto: Pixabay)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está fazendo um alerta sobre os profissionais da Medicina que insistem no uso de furadeiras domésticas para a realização de cirurgias. A Anvisa explica que esses aparelhos são restritos para as casas e não devem ser utilizados em centros cirúrgicos. "Isso porque a furadeira comum não garante a mesma segurança que as furadeiras fabricadas especialmente para fins cirúrgicos", diz a nota publicada no portal da agência.

Segundo a Anvisa, já foram feitas algumas denúncias de uso de furadeiras domésticas em centros cirúrgicos e profissionais de vigilância sanitária foram chamados aos hospitais que estavam cometendo o erro e fizeram a autuação dos mesmos.

"Apesar de uma furadeira doméstica ser parecida com uma furadeira cirúrgica, existem diferenças que afetam diretamente a segurança do paciente. As furadeiras cirúrgicas são preparadas para a esterilização e possuem recomendações específicas do fabricante para isso. Outra diferença é que as furadeiras específicas para uso em cirurgias possuem mecanismos de segurança para prevenir choque elétrico, superaquecimento dos ossos e tecidos e controle de rotação, entre outros", esclarece a Anvisa.

A furadeira de uso residencial, como mostra a agência, não é feita para ser esterilizada, nem permite a limpeza adequada. "O equipamento doméstico também pode aquecer e levar à necrose dos tecidos que estão em contado com a broca. Outras diferenças estão no risco de descarga elétrica e na falta de controle da rotação da broca pelo cirurgião", diz a nota da Anvisa.

Esse tipo de equipamento é utilizado principalmente em cirurgias ortopédicas e neurológicas e a segurança do aparelho pode afetar diretamente a saúde do paciente durante a cirurgia. "Os materiais e equipamentos de centros cirúrgicos precisam atender a regras específicas para garantir a segurança do paciente", alerta a agência.

A Anvisa esclarece as principaus diferenças entre as duas furadeiras:

Furadeira Cirúrgica

  • O cirurgião pode controlar a rotação da broca

  • Pode ter sistema de resfriamento

  • Usa broca autoblocante, ou seja, que interrompe o sistema depois de perfurar o osso

  • Cada modelo possui orientações específicas do fabricante para esterilização

Furadeira Doméstica

  • Não possui controle de rotação

  • Pode aspirar partículas de osso para o seu interior e aumentar o risco de contaminação

  • Não pode ser esterilizada

  • Óleo utilizado na lubrificação pode contaminar o centro cirúrgico

  • Não possui proteção contra descarga elétrica

(com Ascom da Anvisa)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade