Publicidade

Estado de Minas FUTEBOL

Fifa apresenta a bola da Copa 2014: brazuca


postado em 04/12/2013 14:12

Produzida pela Adidas, a brazuca, bola oficial da Copa do Mundo do Brasil 2014 foi apresentada ao público no Parque Lage, no Rio de Janeiro. O evento contou com show de luzes em 3D e as presenças dos jogadores Cafu e Clarence Seedorf.

Para se chegar à brazuca, foram precisos dois anos e meio de testes. Ela passou pelos pés de nada menos que 600 jogadores e ex-jogadores, como Iker Casillas, Daniel Alves, Lionel Messi, Bastian Schweinsteiger e Zinedine Zidane, além de 30 equipes em dez países de três continentes. Não bastasse esses testes, ela foi usada na Copa do Mundo Sub-20 da Fifa deste ano, ainda que com um design diferente, e em um amistoso entre Suécia e Argentina em fevereiro.

De acordo com a Fifa e a Adidas, as cores e o design da bola da Copa 2014 simbolizam as tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim, que são muito coloridas – e prometem a realização de um desejo –, além de refletir a vibração e a diversão do futebol pentacampeão do mundo. A brazuca tem uma inovação estrutural, com uma simetria única de seis painéis idênticos ao lado de uma diferente estrutura de superfície, proporcionando melhor aderência, toque, estabilidade e aerodinâmica no gramado.

"A brazuca tem um design impressionante e que parece inspirado no Brasil", diz Casillas, goleiro da seleção espanhola. "Agora, com o lançamento da bola, dá para sentir que a Copa está muito mais perto. Estou ansioso para jogar o mundial com essa excelente bola."

Quem também está admirado com a nova bola é o lateral-direito da seleção brasileira Daniel Alves: "Vamos nos divertir muito com ela. A Adidas criou uma bola com uma aparência incrível, digna de um torneio tão grande como a Copa do Mundo da FIFA. E o mais importante: ela é boa de jogar tanto no chão como no ar. Tenho certeza de que os jogadores vão adorá-la! Ela elevou ainda mais a minha expectativa"

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade