Publicidade

Estado de Minas MEIO AMBIENTE

Funed comemora nascimento de novas jararacas

Com os 14 novos filhotes, Fundação Ezequiel Dias terá um aumento na produção de soro antiofídico


postado em 11/02/2014 17:33 / atualizado em 11/02/2014 17:36

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) comemora o nascimento de uma ninhada de 14 filhotes de jararacas (Bothrops jararaca). Essa espécie pode ser encontrada principalmente em regiões de mata atlântica, muito presente no sul e sudeste de Minas Gerais. A mãe da ninhada foi capturada em Pouso Alegre, cidade próxima à fronteira com São Paulo, e chegou à Funed no final do mês de janeiro já prenha.

A Funed possui atualmente 25 jararacas adultas em cativeiro, cujos venenos são matéria-prima para a produção do soro antibotrópico – usado no tratamento de picadas. Elias Martins, técnico em animais peçonhentos da Funed, conta que a jararaca é responde por quase 50% do volume de veneno usado na produção desse soro: “A produção do antibotrópico é resultado da combinação de vários venenos. O da jararaca pintada, por exemplo, corresponde a 12% do soro”.

O problema é que o volume de veneno retirado dessa cobra é de apenas 80 mg, em médio, muito abaixo do que se consegue com outras espécies do gênero Bothrops, que pode chegar a 150mg. “Por isso comemoramos o nascimento dos filhotes”, diz Elias.

Por ano, a Funed produz 100 mil ampolas do soro antibotrópico. Toda a produção é destinada ao Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, responsável pela distribuição em todo o território nacional. “A reprodução desses animais em cativeiro é muito importante para garantir a entrega dos produtos e o cumprimento de nossa missão de proteção à saúde”, explica Francisco Antônio Tavares Junior, presidente da Funed.

Apesar de a ninhada ter sido de 14 filhotes, segundo o técnico da Funed, 12 sobreviveram. “Esse animal se reproduz uma vez por ano. Geralmente seu acasalamento ocorre próximo à primavera, e ela pare no verão". Essa é a segunda ninhada deste ano, sendo que a primeira foi da jararaca pintada (Bothrops neuwiedi) – comum na região central do estado –, em meados de janeiro, na qual nasceram sete filhotes.

De acordo com Elias Martins, os filhotes serão, agora, criados em compartimentos separados até a fase adulta, por volta de dois ou três anos, quando já poderão ser incluídos no processo de extração do veneno para produção de soro.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade