Publicidade

Estado de Minas ESTéTICA

Conheça o pixie cut, corte de cabelo que está fazendo a cabeça das brasileiras

O antigo corte chamado de "joãozinho", ganhou nova versão e, após várias atrizes de Hollywood adotarem o estilo, virou febre entre as mulheres ditas "descoladas"


postado em 11/06/2014 11:08 / atualizado em 11/06/2014 11:19

Jennifer Lawrence, Miley Cyrus e Emma Watson estão aí para provar que mulheres de cabelo curto são sinônimos de feminilidade e atitude. As mais descoladas já estão copiando as estrelas internacionais e cortando os cabelos no estilo pixie cut – como o próprio nome diz, lembra o cabelo das fadas, como a Sininho, da Disney.

Quem concorda que o cabelo curto está virando moda é a cabeleireira e visagista Ana Paula Assis: "Tenho feito muito esse corte. As clientes vão de meninas de 16 anos, até mulheres de 30. A brasileira está deixando de usar o tradicional 'cabelão' longo. Atualmente, são no máximo quatro dedos abaixo do ombro, com a base reta e algum movimento com desfiado".

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)


O antigo corte conhecido como "joãozinho", que se popularizou na década de 1960, especialmente após aparecer com a modelo britânica Twiggy, ganhou nova versão, com franja mais longa, laterais mais curtas e versatilidade. O estilo pode ser variado, de liso com gel até amassado com mousse para dar textura. De acordo a cabeleireira mineira, o tipo de cabelo ideal para o pixie cut é de fios finos e lisos, mas até quem tem muito cabelo ou usa alisamento pode se arriscar na tendência. "Ter muito cabelo não é um problema, e sim, ter muito volume ou fios mais anelados. Agora, se for um 'undercut' [corte em que a lateral do cabelo é quase toda raspada], talvez dê certo", explica a especialista, que faz questão de lembrar que o mais importante é deixar que um profissional avalie o tipo de corte mais adequado à pessoa.

O undercut é outra tendência que está em alta no verão europeu. Corte derivado do universo punk, a característica principal é a lateral da cabeça raspada. Os cabelos mais curtos devem se manter em alta até o próximo verão no Brasil. Isso é o que acredita a visagista Ana Paula Assis: "Esse é o corte do momento na Europa. E continua sendo uma coisa 'super' feminina, apesar da pegada 'rocker' inglesa, com a lateral raspada".

Emma Watson, a eterna Hermione de Harry Porter, deixou de lado a semelhança com a personagem ao adotar o pixie cut(foto: Divulgação)
Emma Watson, a eterna Hermione de Harry Porter, deixou de lado a semelhança com a personagem ao adotar o pixie cut (foto: Divulgação)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade