Publicidade

Estado de Minas LEGISLAçãO

O que acha de seu filho aprender capoeira na escola?

Essa é a ideia por trás de um projeto de lei que está em tramitação no Senado, e que quer incluir esse estilo de luta, que traz consigo uma rica herança histórica e cultural africana, nos currículos escolares


postado em 22/08/2014 11:07

Os alunos do ensino fundamental e médio poderão aprender a jogar capoeira nas escolas. Isso se o Projeto de Lei do Senado 17, de 2014, for aprovado. De autoria do senador Gim (PTB-DF), a proposta quer que o ensino de capoeira seja integrado à proposta pedagógica das instituições de ensino e as aulas terão que ser acompanhadas por professores de educação física.

A capoeira chegou ao Brasil junto com os escravos africanos, e em terras brasileiras, foi adaptada para o que se conhece hoje. Segundo a filósofa e educadora Heidi Strecker, a mistura de dança e arte marcial era uma maneira de os negros mostrarem resistência, mas sem levantar suspeita de seus escravocratas. Por isso a luta foi misturada aos movimentos de canto da África. Assim, ficou mais parecida com uma dança.

Em sua justificativa, o senador Gim lembra que a capoeira foi proibida pelo Código Penal de 1890 e os praticantes passaram a ser perseguidos pela polícia. A proibição vigorou até 1937, quando foi permitida por lei e estruturou-se em duas escolas: a Capoeira Angola e a Capoeira Regional. "Nós, brasileiros, orgulhamo-nos de ser o povo criador dessa arte, que, hoje, está presente em praticamente todos os países do mundo. Entretanto, há muito a fazer para difundi-la, com qualidade e orientação pedagógica, em nosso próprio país", diz.

O PLS 17/2014 ainda será analisado e votado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado. A proposta tramita em conjunto com o Projeto de Lei da Câmara 31, de 2009, que propõe o reconhecimento da prática da capoeira como profissão.

(com Agência Senado)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade