Publicidade

Estado de Minas SAúDE

Você sabia que gravidez pode gerar problemas de visão?

De acordo com oftalmologista, alguns problemas como olho seco e visão embaçada são comuns durante os nove meses de gestação e costumam sumir depois do parto. Outros demandam cuidados médicos e são sérios


postado em 12/08/2014 16:50

A gravidez costuma provocar inúmeras mudanças na mulher, tanto físicas quanto emocionais. Em muitos casos, nem os olhos são poupados, e muitas grávidas podem sofrer com distúrbios temporários ou mesmo permanentes. A sensibilidade da córnea, por exemplo, costuma diminuir principalmente nos últimos três meses de gestação – voltando ao normal pouco tempo depois de o bebê nascer.

Em alguns casos, também pode ocorrer o espessamento da córnea, bem como um aumento de curvatura e sua inclinação. Neste caso, há prejuízo da visão, podendo levar, inclusive, à falta de acomodação das lentes de contato. Em algumas gestantes, o problema persiste inclusive durante o aleitamento materno. Por isso, um acompanhamento oftalmológico é indicado durante todo o período.

De acordo com o médico oftalmologista Renato Neves, são quatro os principais problemas oculares que podem ocorrer durante a gravidez: olho seco, visão embaçada, desdobramentos da pré-eclâmpsia (aumento da pressão arterial), e desdobramentos do diabetes gestacional. "Durante a gravidez, a gestante pode perceber que os olhos estão mais secos que o normal e sentir muito desconforto ao fazer uso de lentes de contato. Neste caso, ainda pode haver intensa irritação nos olhos", diz. Ele recomenda o uso de lágrimas artificiais específicas para lubrificar os olhos durante os nove meses de gestação.

O médico aponta a retenção de líquidos como um problema comum durante a gravidez, e que está associado a uma alteração na espessura e no formato da córnea: "Mínimas mudanças desse tipo são suficientes para resultar numa visão distorcida ou embaçada, sem foco. Apesar do desconforto, não é preciso se alarmar. O problema costuma ser transitório. Caso a gestante sinta uma mudança relevante na visão, poderá recorrer a lentes apropriadas para esse período, lembrando que as cirurgias corretivas deverão ser adiadas para depois de o bebê nascer, já que haverá uma acomodação natural do grau no período pós-parto".

Outro ponto de fundamental importância é a pré-eclâmpsia – hipertensão arterial específica da gravidez que pode ocorrer a partir da 20ª semana. Os sinais podem ser identificados através dos olhos em até 8% das gestantes, sendo provável que a paciente se queixe de perda temporária de visão, maior sensibilidade à luz, visão embaçada ou com formação de halos ou flashes. "Na presença desses sintomas, principalmente se a paciente tiver histórico de hipertensão, o médico responsável pelo pré-natal deverá ser imediatamente comunicado, já que essa condição progride rapidamente e pode resultar em sangramento ou outras complicações".

Por fim, o diabetes gestacional também costuma apresentar desdobramentos que são considerados graves quando não controlados a tempo. "Altas taxas de açúcar no sangue, quando associadas ao diabetes, podem danificar pequenos vasos sanguíneos que alimentam a retina. O risco, inclusive, aumenta ao longo da gravidez. A visão poderá apresentar problemas relacionados a nitidez e foco. Sendo assim, é importante contar com um acompanhamento médico especializado durante a gravidez, principalmente mantendo os níveis de açúcar no sangue dentro de parâmetros aceitáveis".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade