Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2014

Saiba como é feita a apuração dos votos das urnas eletrônicas

O Brasil chega a usar quase 500 mil equipamentos durante o dia da votação. Vídeo mostra como funciona o sistema de transmissão do resultado, que chega a levar poucos minutos para ser apurado, em certas localidades


postado em 22/10/2014 11:15 / atualizado em 22/10/2014 11:23

A urna eletrônica possui uma espécie de pendrive criptografado, que armazena os votos e que é levado aos TRE's para a transmissão do resultado ao TSE(foto: Carlos Moura/CB/D.A Press)
A urna eletrônica possui uma espécie de pendrive criptografado, que armazena os votos e que é levado aos TRE's para a transmissão do resultado ao TSE (foto: Carlos Moura/CB/D.A Press)
Nas eleições deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza 434 mil urnas eletrônicas para as seções eleitorais em todo o Brasil. Os sistemas de votação e apuração são totalmente informatizados, e quando se encerra o pleito, às 17h de acordo com o horário de Brasília,  é emitido o chamado boletim da urna. Ele é levado para o Sistema de Gerenciamento do Tribunal Regional Eleitoral e enviado por meio de uma rede segura para o TSE de forma digital.

Segundo o tribunal, no dia da eleição, todo o sistema de internet privado usado pelo órgão é desligado, ficando disponível apenas a rede especial, com segurança reforçada, que liga os TRE's ao TSE.

Quem quiser acompanhar o resultado pelos dispositivos móvris, pode baixar o aplicativo oficial na loja Google Play ou na Apple Store.

Assista ao vídeo que mostra como é feita a apuração digital da votação:



(com Agência Senado)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade